O trabalho do cientista de dados envolve três grandes esferas: Matemática (estatística e teoria da informação combinatória), Sistemas de Informação (Ciência da Computação e Engenharia de Software) e Negócios (Finanças, Marketing e Gestão). O perfil de um cientista de dados é, portanto, multidisciplinar.
Data Science ou Ciência de Dados é um estudo muito disciplinado com relação aos dados e demais informações inerentes à empresa e as visões que cercam um determinado assunto. Em resumo é uma ciência que visa estudar as informações, seu processo de captura, transformação, geração e, posteriormente, análise de dados.
A capacidade de analisar informações complexas é um tipo de conhecimento cada vez mais valorizado no mercado de trabalho, o que torna a área de Ciência de Dados uma das mais promissoras para quem busca bons empregos.
Ciência de dados (em inglês: data science) é uma área interdisciplinar voltada para o estudo e a análise de dados econômicos, financeiros e sociais, estruturados e não-estruturados, que visa a extração de conhecimento, detecção de padrões e/ou obtenção de insights para possíveis tomadas de decisão.
A principal diferença entre Big Data de Data Science é o volume de dados. Como o próprio nome sugere, é volumoso. Sendo assim, você não consegue utilizar as mesmas ferramentas e modelos estatísticos que usaria em volumes menores de dados.
Sozinho, o Big Data não é uma estratégia eficiente para visualizar as respostas das questões citadas anteriormente. É o Data Analytics que consegue organizar e colocar todos esses dados em perspectiva. O Data Analytics lida com ferramentas de visualização, como dashboards intuitivos com respostas em tempo real.
Profissão Tecnólogo em Big Data: salário e carreira na área de BIG DATA E INTELIGÊNCIA ANALÍTICA