O fato social normal preza por uma ordem institucional e da vida individual e mantém em funcionamento os laços solidários que unem os indivíduos de um grupo. O fato social patológico é aquele que se desenvolve fora da norma, como uma doença.
O QUE É SOCIOLOGIA DO MEIO AMBIENTE? A Sociologia do meio ambiente é uma área antiga, apesar de nova. Marx e Engels (1961), Weber e Durkheim (1954,1982), todos escreveram sobre o relacionamento entre sociedades humanas e o meio ambiente natural. Contudo, o termo "Sociologia do meio ambiente" não foi utilizado até 1971.
Assim, a sociologia ambiental passou a ter como seu principal objeto de estudo o aspecto eminentemente social dos problemas e questões ambientais, isto é, como o ambiente é percebido e construído socialmente como um problema ou questão pública.
Buttel (2000) caracteriza a Sociologia Ambiental como um esforço para descobrir e resgatar a materialidade da estrutura e da vida social, e desta forma produzir reflexões relevantes para resolver problemas ambientais.
A Sociologia Ambiental no Brasil: Em termos cronológicos, o olhar sociológico sobre os problemas ambientais brasileiros começaram na Ecologia Política, em textos ensaísticos, militantes, de divulgação e de formação, que visavam também produzir o ideário norteador do movimento.
O preservacionismo e o conservacionismo são correntes ideológicas que surgiram no fim do século XIX, nos Estados Unidos. ... O primeiro, o preservacionismo, aborda a proteção da natureza independentemente de seu valor econômico e/ou utilitário, apontando o homem como o causador da quebra desse “equilíbrio”.
Por definição, a globalização é entendida como o processo de integração global das sociedades, correspondendo ao período de maior avanço e expansão do sistema capitalista. ...
O crescimento populacional pode ser um agravante para a equação população/meio ambiente/desenvolvimento, mas não o seu determinante. A qualidade de vida, as relações socioeconômicas e capitalistas, a desigualdade social e o acesso à terra são importantes para a análise da degradação ambiental.
O ser humano e o meio ambiente tem uma relação dependente, um depende do outro para a sobrevivência. É do meio ambiente que retiramos diversas fontes de sustento. O homem se afastou do mundo natural como se não fizesse parte dele, mas faz.
O ambiente influencia a saúde de variadas maneiras: através da exposição a factores de risco físicos, químicos e biológicos, e através de alterações relacionadas com o comportamento dos indivíduos em resposta aos mesmos factores.