O que é BTF – Bilirrubina Total e Frações? A bilirrubina é uma substância amarelada encontrada no sangue e na bile. A bilirrubina total é a soma da bilirrubina indireta e da direta no sangue. A bilirrubina indireta é formada a partir da quebra de células vermelhas velhas do sangue.
O exame de bilirrubina serve para diagnosticar e/ou monitorar doenças do fígado, como cirrose, hepatite, ou cálculo biliar. A bilirrubina é uma substância alaranjada produzida quando o fígado decompõe glóbulos vermelhos velhos. A bilirrubina é então removida do corpo através das fezes e uma pequena porção na urina.
O exame de bilirrubina geralmente é pedido pelo médico quando existem sintomas de problemas no fígado, como cansaço excessivo, náuseas frequentes, vômitos, dor constante na barriga, urina escura ou pele amarelada, por exemplo.
Inicia-se nas primeiras 24 horas de vida do bebê. Apresenta concentrações sanguíneas acima de 20 mg/dl. Demora mais de 2 semanas para desaparecer (exceto em prematuros). Quando a bilirrubina direta também está muito elevada.
3 Remédios caseiros para icterícia
Se estiver alto (entre 20 e 25), é preciso fazer fototerapia; se não, repetir o exame em dois ou três dias para verificar se está baixando. Se estiver baixando, esperar melhora sem tratamento.
São exemplos de verduras que ajudam o fígado a alcachofra, a rúcula, o dente de leão, o espinafre, as folhas de mostarda, a chicória e a abóbora amarga, que aumentam o fluxo de bile, cuja substancia elimina os rejeitos provenientes dos órgãos e do sangue.
Alho, maçã, brócolis, limão e abacate são alguns deles; órgão é um dos mais importantes do corpo humano. O fígado é um dos órgãos que mais desempenha funções....5 alimentos para melhorar a saúde do seu fígado
Pensando nisso, elaboramos uma lista com 12 bons alimentos para o fígado para você incluir na sua dieta:
Se uma pessoa tem aumento na bilirrubina, e a maioria é indireta (não conjugada), significa que ela ainda não passou pelo fígado. O problema pode ser devido a uma grande quantidade de heme na circulação e o fígado não consegue metabolizar na mesma velocidade.
Portanto, os valores normais de bilirrubina no sangue nos adultos são os seguintes: Bilirrubina total: 0,2 a 1,1 mg/dL. Bilirrubina indireta: 0,1 e 0,7 mg/dL. Bilirrubina direta: 0,1 a 0,4 mg/dL.
O exame bilirrubina total e frações é um exame de análise clínica, feito por meio da coleta de sangue em laboratório. A coleta do sangue para o exame de bilirrubina total e frações é feita como os demais exames laboratoriais: por meio de uma veia, geralmente no braço.
A bilirrubina direta compreende a fração delta e conjugada, enquanto que a bilirrubina indireta compreende a fração não conjugada. Altos níveis de bilirrubina total e direta podem ser vistos em doença hepatocelular e biliar (intra ou extra-hepática).
A bilirrubina reage com o diazo reagente (ácido sulfanílico + nitrito de sódio), formando azobilirrubina de coloração vermelha, cuja absorbância medida em 525 nm é diretamente proporcional à concentração de bilirrubina na amostra.
A bilirrubina é uma substância amarelada encontrada na bile, que permanece no plasma sanguíneo até ser eliminada na urina. Quanto mais bilirrubina eliminada na urina, mais amarela ela se torna. Excesso de bilirrubina (hiperbilirrubinemia) pode indicar problemas no fígado, baço, nos rins ou na vesícula biliar.
O aumento de produção da bilirrubina indireta ocorre por três motivos, que são hemólise, extravasamento de sangue nos tecidos e desitopoiese, já o aumento de bilirrubina direta está associada a doença hepática e obstrução das vias biliares.
Se os níveis de bilirrubina estiverem altos, pode haver acúmulo das substâncias formadas com a degradação da bile, causando coceira em todo o corpo.
Hepatite A hepatite é uma das principais causas de bilirrubina na urina, pois devido à inflamação do fígado, a bilirrubina conjugada não consegue seguir a via de eliminação normal, voltando para a circulação e podendo ser filtrada pelos rins e eliminada na urina.
A maior parte da bilirrubina no plasma deriva da degradação dos eritrócitos velhos pelo sistema reticuloendotelial, especialmente no baço. A hemoglobina liberada dos eritrócitos é convertida em globina e grupo heme.
O urobilinogênio é um produto da degradação da bilirrubina pelas bactérias presentes no intestino, que é levado para o sangue e excretado pelo rim. No entanto, quando há grande quantidade de bilirrubina produzida, acontece um aumento na concentração de urobilinogênio no intestino e, consequentemente, na urina.
Em casos de inflamação ou cicatrizes nos glomérulos, pode fazer a proteína e até mesmo hemácias e leucócitos na nossa urina. Pessoas normais podem apresentar proteinúria, muitas vezes causada por estresse, febre, terapia com aspirina, exposição ao frio.
No entanto, se a proteinúria for indicativa de doença renal, podem surgir outros sintomas como enjoos e vômitos, diminuição na produção de urina, inchaço nos tornozelo e em torno dos olhos, sabor desagradável na boca, fadiga, falta de ar e de apetite, palidez, secura e coceira generalizada na pele.
Evitar frituras, molhos e carnes gordurosos. Uso de remédios que diminuam a perda de proteínas pelos rins (proteinúria): a proteinúria significa que os rins têm alguma lesão, então reduzir a perda de proteínas é fundamental para desacelerar a progressão da doença renal crônica.
Indivíduos normais excretam menos de 100 a 150mg de proteínas por dia.
Diagnóstico de Doença Renal Crônica: Avaliação de Proteinúria e Sedimento Urinário. Volume urinário de 24 horas: Em adultos sao considerados normais valores menores que 150mg embora, dependendo da metodologia utilizada, possam ser considerados normais valores abaixo de 300mg.
Por dia, um adulto saudável elimina cerca de 65mg de glicose pela urina. Embora este valor possa parecer significativo, na verdade, ele não é suficiente para ser detetado pela maioria dos métodos de análise.
Indivíduos saudáveis podem apresentar pequenas quantidades de proteínas na urina, contudo, o aumento persistente da sua excreção urinária pode estar associado a uma lesão renal.