O que deve constar no documento base do PCA? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Inicialmente deve constar o logotipo e ser escrito, o nome da empresa, sua localização e definir qual o programa elaborado. Serve como capa do programa, a contracapa deve constar apenas o nome do programa. P. C. A. Em seguida é necessária a existência de uma introdução que virá com o nome do programa e da empresa.
Quem deve fazer o PCA?
O PCA deve ser elaborado preferencialmente por fonoaudiólogo, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho ou Técnico de Segurança do Trabalho.
O que faz o PCA?
– Qual o Objetivo? Prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocupacionais em decorrência de exposições a níveis de ruídos altos para implantação de rotina de trabalho nas empresas e proteção a Saúde do trabalhador.
Quais as metas podem ser estabelecidas em programa de conservação auditiva?
Os objetivos específicos do PCA são: • Melhorar a qualidade de vida do trabalhador • Identificar funcionários com problemas na audição • Diagnosticar precocemente as perdas auditivas • Adequar as empresas às exigências legais • Reduzir custo de insalubridade • Redução de reclamatórias trabalhistas Alcançando os ...
Como é feito o PCA?
Como Elaborar o Programa de Conservação Auditiva (PCA)
Primeiro conhecer a situação.
Controlar a correta realização das medições.
Elaborar alternativas para reduzir a exposição.
Modelos de solicitação de informação para a empresa.
Controlar e negociar a aplicação de medidas preventivas.
Mais itens...
Qual a NR que fala sobre PCA?
O PCA – Programa de Conservação Auditiva – é um programa obrigatório previsto na NR-9 (PPRA – Programa de Prevenção a Riscos Ambientais) buscando a proteção da saúde auditiva dos trabalhadores, ou seja, prevenir que os trabalhadores expostos a níveis de ruído acima dos limites toleráveis desenvolvam perda auditiva ...
O que é PCA e PPR?
Os Programas de Proteção Respiratória (PPR) e de Conservação Auditiva (PCA) geram dúvidas sobre a responsabilidade técnica pela sua elaboração e implementação.
Qual o prazo de validade do PCA?
Qual a validade do PCA? O prazo de validade é indeterminado, porém recomenda-se uma avaliação anual ou quando houver mudanças estruturais que impliquem alterações na exposição ao ruído.
Qual o objetivo do PPR e PCA?
Tem como objetivo prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocupacionais em decorrência de um processo contínuo e dinâmico de implantação de rotina nas empresas. Consiste em: Palestras educativas sobre a prevenção auditiva. ...
Quando fazer programa de conservação auditiva?
Todas as empresas que tiverem trabalhadores em regime CLT expostos a altos níveis de ruídos e pressão sonora devem, obrigatoriamente, fazer a implementação do Programa de Conservação Auditiva (PCA).
Quem pode assinar laudo?
Isso mesmo, tanto bacharéis, seja tecnólogo ou engenheiro eletricista, ou eletrotécnicos de nível médio podem assinar laudos, pareceres, vistorias e relatórios técnicos, desde que atendam aos requisitos legais da constituição e de seus conselhos de classe, que são CREA para engenheiros e tecnólogos e CFT para técnicos.