Quando começar a preencher o partograma? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O início do preenchimento do partograma deve ser feito próximo ao começo da fase ativa, pois segundo o manual Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher, do Ministério da Saúde, a abertura do partograma na fase latente pode implicar em intervenções desnecessárias e iatrogênicas(5).
O que é variedade de posição?
Variedade de Posição: relaciona os pontos de referência da mãe e do feto. Maternos: púbis, eminências ileopectíneas, extremidades do diâmetro transverso máximo sinostose sacroilíaca e sacro. Fetais: variam de acordo com a apresentação. - Cefálica fletida: lambda.
Como é feito o partograma?
O partograma é uma representação gráfica da evolução do trabalho de parto. Com versões diferenciadas, ele registra, principalmente, a frequência das contrações uterinas, os batimentos cardíacos fetais e a dilatação cervical materna.
Quem preenche partograma?
Dentro da Equipe de Enfermagem, o preenchimento do partograma é de responsabilidade do Enfermeiro Obstetra e Obstetriz. Ao Enfermeiro sem certificado em Enfermagem Obstetrica, cabe apenas a assistência ao parto sem distócia ressalvado não ser esta uma prática cotidiana, e sim, nos casos de emergência.