Quem defendem a escrita de conta corrente, sem hífen, entende que se trata de duas palavras separadas: o substantivo conta e o adjetivo corrente, que caracteriza esse substantivo. ... Quem defende a escrita de conta-corrente, com hífen, entende que é obrigatório o uso do hífen visto se tratar de uma significação única.
A forma correta é escrever dia a dia sem hífen. Segundo o Novo Acordo da Língua Portuguesa, com uso obrigatório desde 2016, não se usa mais hífen em palavras ligadas por uma preposição. Agora, esses termos são interpretados como uma expressão.
Como pudemos ver, cada conta possui características bem distintas. A conta corrente é ideal para pessoas que precisam receber dinheiro e fazer compras, principalmente, pois é uma forma segura e rápida de fazer e receber pagamentos. Já a conta poupança é indicada para pessoas que precisam juntar dinheiro.
Para o dicionário Aurélio, é “conta corrente”, sem hífen. ... Trata-se apenas de um substantivo (conta) qualificado por um adjetivo (corrente), assim como ocorre em “conta bancária”, “conta especial”, “conta conjunta”, “conta salário”.
1. Mundo da imaginação, da fantasia. 2. Dissimulação, fingimento.
12 sinônimos de faz-de-conta para 1 sentido da palavra faz-de-conta: Ilusão: 1 fantasia, delírio, desvario, ficção, capricho, devaneio, ilusão, quimera, sonho, ideia, utopia, veleidade.
Muito obrigado. A locução substantiva «faz de conta» deve ser escrita sem hífen, conforme estipula a Base XV, n.º 6 a) do Acordo Ortográfico, já que não vem entre as exceções aí mencionadas.
Se o mundo fosse uma brincadeira de faz-de-conta, faríamos de conta que tudo é sempre bonito. E mesmo que o mundo não seja um grande livro de contos de fadas, estamos sempre querendo fazer de conta. Fazemos de conta que somos felizes; que o amor não acabou; que ainda existe desejo.
Nessa fase, são comuns também as brincadeiras de ninar bonecas, empurrar carrinhos etc., mas são ainda imitações dos gestos dos adultos ou de outras crianças. E é dessa forma, brincando de imitar, que elas, tão pequenas, vão se empenhando em conhecer esse mundo complexo do qual fazem parte.
substantivo composto por justaposição, sintagmático. Como seu sintagma interno não se enquadre em nenhum dos padrões variáveis previstos pelas regras de flexão de substantivo composto sintagmático, constitui palavra invariável. Portanto: "dois faz-de-conta". adjetivo composto por justaposição, sintagmático, direto.
Substantivos simples: Animal, roupa, porta, televisão, cor, sapato, cidade, casa, número, nome... Substantivos compostos: Arco-íris, guarda-chuva, guarda-roupa, beija-flor, couve-flor, guarda-sol, pé-de-moleque, segunda-feira, peixe-espada, quinta-feira...
Como foi estudado anteriormente, o substantivo composto é formado por dois ou mais radicais. Uma das palavras desse tipo de substantivo é originada do substantivo simples, mas que sofreu algumas alterações linguísticas de composição. Exemplo: Fim de semana, couve-flor, girassol, bem-te-vi, erva-doce.
Os substantivos simples caraterizam um tipo de substantivo que apresenta somente um radical ou uma palavra, por exemplo: papel, homem, caneta.
SUBSTANTIVO SIMPLES - aquele que é formado por um radical apenas. SUBSTANTIVO COMPOSTO - aquele que é formado por mais de um radical....Exemplos de substantivos compostos:
Substantivo simples: possui apenas um radical, isto é, apenas um elemento formador da palavra. Exemplos: xícara, vaso, polvo, pessoa, tédio, santa etc. Substantivo composto: possui mais de um radical, comumente formado pela junção de duas ou mais palavras para formar-se uma só.
O substantivo comum é o nome genérico que se dá a um mesmo grupo de seres ou de objetos ou que designa uma abstração. Em outras palavras, é o nome que não individualiza ou especifica determinado ser animado ou inanimado, pois serve para todos os indivíduos de uma mesma categoria, e, por isso, vem em letra minúscula.
Substantivos próprios: indicam seres, países, estados, sendo grafados com letra maiúscula, por exemplo: São Paulo, Brasil. Substantivos comuns: grafados com letra minúscula, designam seres da mesma espécie (animais, plantas, objetos), por exemplo, as palavras: cidade, país.
Ele nomeia determinados seres dentro de uma espécie de forma específica. É, geralmente, o nome próprio de uma pessoa, de um país, de um estado, de um animal etc. Por exemplo: Ana é uma amiga muito legal.
Substantivos próprios são palavras que designam seres individuais e específicos, particularizando-os dentro de sua espécie e distinguindo-os dos restantes....Nomes de pessoas (nomes, sobrenomes, apelidos)