Ciências da saúde referem-se ao estudo da saúde pública e da comunidade. Aqueles que estudam este curso em particular focam na manutenção e na melhoria da saúde para o indivíduo, grupos específicos e comunidades.
De acordo com o dicionário, medicina é o“conjunto de conhecimentos relativos à manutenção da saúde, bem como à prevenção, tratamento e cura das doenças, traumatismos e afecções.” Desde os primórdios, a busca por formas de curar doenças é uma das maiores preocupações de todas as pessoas.
O destaque da época (cerca de 2.
A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro foi criada pelo príncipe regente D. João, por Carta Régia, assinada em 5 de novembro de 1808, com o nome de Escola de Anatomia, Medicina e Cirurgia e instalada no Hospital Militar do Morro do Castelo.
A medicina se constituiu em ciência na Grécia, com os primeiros relatos e experimentos de Hipócrates, há mais de 2 500 anos. Naquela época acreditava-se que os males do corpo eram consequência de um desequilíbrio dos líquidos presentes no organismo.
Hipócrates (460 a.C.-377 a.C.) foi um médico grego, considerado o pai da Medicina, o mais célebre médico da Antiguidade e o iniciador da observação clínica. Hipócrates nasceu na Ilha grega de Cós, na costa da Ásia Menor, por volta do ano 460 a.
Hipócrates criou uma escola onde Medicina passou a ser Ciência e, dessa maneira, pressuponha apenas processos racionais. Elaborou e cumpriu um rigoroso código de ética, cujos preceitos estão contidos no juramento que até hoje todo médico faz ao se formar.
Larissa, Grécia
A teoria humoral de Hipócrates defende basicamente que o corpo humano se compõe de quatro substâncias. Tais substâncias recebem o nome de “humores”. Elas devem manter um perfeito equilíbrio entre si. Quando perdem esse equilíbrio, surge a doença, tanto do corpo quanto do espírito.
Significado de Hipócrates substantivo [Medicina] Pai da Medicina, maior médico da Antiguidade (ilha de Cós 460-Tessalia 364 a.C.). Iniciador da observação clínica, deixou um corpo de doutrinas (Corpus hippocraticum) dos mais notáveis e de que fazem parte numerosos tratados: sobre os ares, as águas e os.
“É mais importante conhecer a pessoa que tem a doença do que a doença que a pessoa tem.” Hipócrates (460 a.C. a 370 a.C.) é considerado por muitos uma das figuras mais importantes da história da medicina, frequentemente considerado "pai da medicina".
As doenças clínicas mais comuns associadas a depressão são as doenças cardiovasculares, doenças endocrinológicas (como diabetes mellitus, distúrbios de tireoide, obesidade), doenças renais, doenças oncológicas e dor crônica. O tratamento psiquiátrico varia para cada tipo de doença clínica.
Hipócrates (em grego clássico: Ἱπποκράτης, transl. Ippokráti̱s; * 460 a.C. em Cós; † 370 a.C. em Tessália) é considerado por muitos uma das figuras mais importantes da história da Medicina, frequentemente considerado "pai da medicina", apesar de ter desenvolvido tal ciência muito depois de Imhotep, do Egito antigo.
Considerado o pai da epidemiologia, Hipócrates ensinava e praticava a tradição Higéica, valorizando as ações preventivistas de cunho coletivo com o propósito da obtenção do equilíbrio entre os elementos fundamentais: fogo, terra, água e ar.