Esse apertamento involuntário é provocado por uma hiperatividade do sistema nervoso, que leva a uma maior atividade dos músculos da mastigação e resulta no ranger dos dentes durante o sono. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 30% das pessoas no mundo sofrem com bruxismo. No Brasil, esse número pode chegar a 40%.
O bruxismo noturno é um distúrbio do sono que tem como característica o ato involuntário de ranger ou apertar os dentes durante o sono. Já o briquismo nada mais é que o mesmo problema, só que enquanto a pessoa está acordada. Pode ser chamado também de bruxismo em vigília ou apertamento desperto.
Causas físicas ou psicológicas ANSIEDADE, ESTRESSE, RAIVA, FRUSTRAÇÃO OU TENSÃO; REFLUXO DO ÁCIDO ESTOMACAL; EFEITO COLATERAL DE MEDICAMENTOS PSIQUIÁTRICOS, COMO ANTIDEPRESSIVOS; PROBLEMAS DO SONO, COMO A APNEIA DO SONO.
A pressão que o bruxismo provoca nos dentes tem também consequências estéticas, pois pode deixar os dentes lascados ou achatados ou mesmo provocar a sua movimentação. Além de todos esses prejuízos aos dentes, o problema causa também: zumbido no ouvido; dor na articulação temporomandibular (ATM);
Quais são as causas do bruxismo?
O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva.
Remédios caseiros para o bruxismo: saiba como melhorar sem sair de casa!
Há uma série de razões possíveis para o ranger dos dentes, mas acredita-se que uma das causas principais seja o estresse e a ansiedade. Essa pode ser a razão de adultos jovens e pessoas de meia idade serem afetados de modo mais grave. A apneia obstrutiva do sono pode ser outra causa do bruxismo.
O bruxismo é o nome que se dá para o ato de apertar os dentes, morder com força, de forma inconsciente ou dormindo. É mais comum durante o sono. Essa pressão sob os dentes é ruim porque além de causar dores na face e pescoço, pode prejudicar os dentes e causar problemas nos ossos e articulações, como ATM.
O ranger os dentes durante a noite tem como principais causas situações como estresse, ansiedade, hiperatividade, obstrução nasal, apneia do sono ou ser consequência do uso de remédios.
O bruxismo infantil pode ter diversas causas, como má oclusão e problemas na mordida. Além disso, fatores emocionais também contribuem com o quadro, por exemplo, de ansiedade e estresse, ocorrido por situações em que a criança não soube lidar muito bem.
Os vermes não causam mancha na pele (aquelas manchinhas brancas no rosto são chamadas de ptiríase alba e possuem outra origem), muito menos vontade de doces ou de quaisquer outras coisas. A criança que range os dentes deve procurar um dentista para uma avaliação, pode apresentar má oclusão dentária.
Você já ouviu falar em bruxismo infantil ? Caracterizado pelo hábito de ranger e apertar os dentes, esse problema atinge principalmente crianças de até 6 anos - justamente o período em que há um maior desenvolvimento da arcada dentária. E, para evitar problemas maiores, é muito importante...
Por que as crianças rangem os dentes por problemas emocionais? Nos primeiros anos de vida, a boca é a entrada para a vida. Um exemplo: é por meio da sucção, durante a amamentação, que os pequenos resolvem suas necessidades físicas (se alimentar) e também emocionais (o contato direto e íntimo com a mãe).