O banho com água morna é uma técnica muito usada para amolecer a pele grossa e rígida das calosidades, o que facilita a sua remoção. Para isso, é preciso colocar a região com o calo dentro de água morna durante 10 a 20 minutos, para que a pele amoleça e fique mais macia.
Os calos surgem devido ao atrito repetido em determinada região, deixando a pele mais grossa e rígida. Os calos podem aparecer em qualquer região de acordo com o agente responsável pelo contato e pressão repetida, como por exemplo o uso de sapatos apertados que favorecem o aparecimento de calo nos pés.
Idealmente a bolha não deve ser estourada porque isso aumenta o risco de infecção da pele. Normalmente, a bolha é produzida pelo corpo para proteger os tecidos da pele que estão inflamados. Assim, a bolha evita pancadas no local e também protege contra a entrada de vírus e bactérias que podem causar uma infecção.
Os médicos são unânimes: você não deve furar a bolha para retirar seu líquido, nem remover a pele dela. O ideal é dar um "descanso" para o machucado.
As bolhas, os grãos e os calo são as circunstâncias toda razoavelmente comuns que afectam a pele em qualquer lugar no corpo. A bolha e os grãos tornam-se o mais geralmente sobre a pele das mãos e dos pés, quando os calo ocorrerem na maior parte nos pés.
A bolha nos pés, geralmente, surge pelo atrito repetitivo da pele com a meia ou com o sapato — sobretudo os mais novos e apertados. Essa fricção faz com que a primeira camada da pele (a epiderme) se desprenda da segunda (a derme), criando um bolsão de líquido incolor entre elas.
Bolhas, literalmente um sinal de atrito indevido de algo em seu corpo....
Como tratar?
DIPROSALIC® Pomada é indicado para o alívio da inflamação e do prurido (coceira) nas doenças crônicas da pele que respondem ao tratamento com corticoides de uso tópico (local).
Disidrose é uma condição de pele caracterizada pelo aparecimento de pequenas bolhas que parecem cheias de água nas mãos e pés - mais comumente nas palmas das mãos, lados dos dedos e na sola dos pés. As bolhas não surgem em outras partes do corpo.
Seis dicas que podem ajudar a aliviar coceira da dermatite...
Descobri que na casca desse tipo de inhame, conhecido em algumas regiões por inhame-coco ou "taro", existe um ácido chamado ácido oxálico que pode provocar, em algumas pessoas, coceira, inchaço e vermelhidão. E mais, isso só acontece ao manipular o inhame cru.
Tente manter a zona da bolha protegida com uma compressa esterilizada sem fazer muita pressão; No caso de rebentar, desinfecte imediatamente e com cuidado tente retirar a pele que fica solta aplicando logo de seguida um penso.