Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra. É um conceito da Ecologia, relacionado com os conceitos de litosfera, hidrosfera e atmosfera. Incluem-se na biosfera todos os organismos vivos que vivem no planeta, embora o conceito seja geralmente alargado para incluir também os seus habitats.
Uma das principais características da biosfera é fornecer meios de sobrevivência para os seres vivos. Assim, é uma camada da Terra onde estão agrupados todos os tipos de vidas terrestres, área e aquática. ... Portanto, a Terra é dividia em mais três camadas sendo a litosfera, a hidrosfera e a atmosfera.
A Biosfera engloba todas as partes da Terra nas quais qualquer organismo vivo possa se estabelecer. Esse conjunto de seres vivos também pode ser chamado de biota. É composta por uma rede de ligações intrincada e interligada entre todos os organismos e o meio físico.
A Terra é considerada um planeta telúrico e possui sua estrutura interna dividida em: crosta terrestre, manto e núcleo. Além da estrutura externa, há também a interna que corresponde à litosfera, hidrosfera, biosfera e atmosfera, que são o que oferece as condições favoráveis para a existência de vida aqui.
A mesosfera é uma região extremante fria com temperaturas que variam de -10 a -100°C. Assim, a mesosfera é considerada a camada mais fria da atmosfera. Nela, a temperatura cai proporcionalmente com o aumento da altitude, como resultado da diminuição do aquecimento solar.
Crosta terrestre: camada mais superficial, de estrutura relativamente fina e bastante rochosa. Manto: localizada abaixo da crosta, apresenta propriedades sólidas. Núcleo: camada mais interna e quente da Terra. ... Núcleo interno: também formado de níquel, mas com ferro sólido.
Mesosfera - O topo da mesosfera fica a 80 km do solo. É muito fria, com temperaturas abaixo de 100ºC negativos. A parte inferior é mais quente porque absorve calor da estratosfera.
Na mesosfera a queda de temperatura passa a ocorrer em virtude da baixa concentração de moléculas e da diminuição do calor oriundo da camada de ozônio, que ficou pra baixo. Apesar da baixa concentração, o ar presente na mesosfera é suficiente para oferecer resistência a objetos que entrem em nossa atmosfera.
Diferente do que ocorre na estratosfera, a temperatura da mesosfera apresenta queda à medida que a altitude aumenta. Nessa camada, as temperaturas podem chegar a -90º C no seu limite superior. É, por isso, considerada a mais fria entre as camadas da atmosfera.
2.
A temperatura da termosfera aumenta conforme a elevação da altitude. Isso ocorre devido à radiação solar. A quantidade de energia que incide do Sol pode elevar a temperatura a 2.
Dentre as principais funções da termosfera, é importante ressaltar que ela é que impede que a Terra seja atingida por meteoritos (eles se desintegram enquanto estão nela, não chegando à superfície), permite o efeito estufa, sendo assim, a mantenedora da temperatura do planeta (e daí vem seu nome), além de filtrar e ...
Essa camada corresponde a quase 80% do volume da atmosfera e possui quase todo o vapor d'água que constitui a totalidade da atmosfera. É a camada que representa maior importância para os seres vivos, pois é ela que possibilita a respiração.
Essa camada reflete as ondas de rádio e filtra a radiação solar de forma diversa conforme os comprimentos de onda, o que causa fenômenos fascinantes como a aurora bureal:. A ionização é provocada pelos raios X e gama da radiação solar.
A utilidade da termosfera para os seres vivos, baseia-se na absorção de radiação de alta energia, de comprimento de onda de cerca de 200nm, tornando-se uma zona onde se destrói a maioria dos meteoritos que entram na atmosfera terrestre.
No fenômeno chamado de "efeito estufa", os gases presentes na atmosfera, como o dióxido de carbono, o vapor de água, e o metano fazem o papel do vidro. ... Graças ao efeito estufa da atmosfera terrestre, uma boa parte dessa energia solar fica retida na Terra.
Onde se originam os Gases de Efeito Estufa? De maneira geral, o Dióxido de Carbono (CO2) é emitido em processos de combustão, como em motores e caldeiras. O CO2 é o GEE mais relevante e, globalmente, tem origem principalmente (87%) na queima de combustíveis fósseis como carvão mineral, o gás natural e o petróleo.