Valores éticos: os que se referem às normas ou critérios de conduta que afetam todas as áreas da nossa atividade. Exemplos: Solidariedade, Honestidade, Verdade, Lealdade, Bondade, Altruísmo... Valores políticos: Justiça, Igualdade, Imparcialidade, Cidadania, Liberdade.
Honestidade, bondade, empatia, respeito ao próximo e ao meio ambiente são exemplos de valores éticos fundamentais para a harmonia da sociedade.
Éticos: os que se referem as normas ou critérios de Conduta que afetam todas as áreas da nossa atividade. Exemplo: Solidariedade, Honestidade, Verdade, Lealdade, Bondade, Altruísmo....Alguns exemplos de valores éticos são:
Do ponto de vista formal, os valores dividem-se como segue: 1 – Positivos: e negativos. 2 – Valores das pessoas e valores das coisas, 3 – Valores em si mesmo, ou autónomos e valores derivados de outros ou dependentes.
A primeira com três tipos de orientações valorativas: social, central e pessoal, e a segunda com dois tipos: humanitário e materialista. Como pode ser visto na figura abaixo, a junção dessas duas funções cria seis subfunções de valores (normativa, realização, existência, suprapessoal, interativa e experimentação).
Os valores morais são os padrões do bem e do mal, que governam o comportamento e as escolhas de um indivíduo. Moral do indivíduo pode derivar da sociedade e do governo, a religião, ou dele mesmo.
A religião é uma das principais entidades presentes dentro da sociedade que ajudam a moldar os valores morais, assim como a família. ... A fé, a bondade, o amor, o matrimônio e a união familiar são alguns exemplos dos valores morais defendidos pela Igreja.
Os valores religiosos, por conseguinte, são os princípios que adota uma pessoa de acordo com o estabelecido pela religião que professa. Estes valores não dependem de uma interpretação que faz o sujeito da ética, pois são impostos por um livro ou uma autoridade.
Os valores estéticos referem-se ao nosso gosto em relação à beleza. São valores de expressão. Exemplo:harmonia, belo, feio,sublime.