PLANO DE CONTAS. O ATIVO representa a parte positiva do patrimônio, a fonte de investimentos, as aplicações de recursos (BENS E DIREITOS). O PASSIVO representa a parte negativa do patrimônio, a fonte de financiamentos, as origens dos recursos (OBRIGAÇÕES).
Confira três passos para isso:
A estrutura divide-se em quatro grupos, cada um deles com subdivisões, para maior detalhamento das contas e suas influências econômico-financeiras. É o grupo que detém direitos e bens, como contas a receber, disponibilidades — caixa e conta bancária — e posses, como máquinas e veículos.
Geralmente, as contas contábeis de uma empresa são classificadas em ativos, passivos, receitas e despesas. Elas são utilizadas justamente para organizar os registros, dando nome a cada movimentação realizada pelo negócio.
Registrar a movimentação de dinheiro, cheques e outros documentos compensáveis em poder da empresa. Debita-se pelo recebimento (entrada). Credita-se pelo pagamento (saída).
Caixa, em contabilidade, é a denominação de uma conta que registra o valor dos recursos imediatamente disponíveis, para efetuar pagamentos. ... A conta de Caixa pertence ao grupo do Ativo circulante, sendo o disponivel da empresa que englobam os saldos em caixa, os saldos em bancos e os numerários em trânsito.
As contas patrimoniais são aquelas que contabilizam os Ativos, correspondentes aos Bens e Direitos, e os Passivos, indicando a existência das Obrigações e do Patrimônio Líquido da instituição. ... E como cada uma está registrada no balanço patrimonial do empreendimento.
A definição de contas de resultado representa as receitas e as despesas de uma determinada empresa. Dessa maneira, identificam se houve lucro ou prejuízo em determinado período do exercício das funções empresariais. ... São as receitas as responsáveis por aumentar os ativos ou minimizar os passivos de uma companhia.
As contas de resultados representam as receitas e as despesas de uma determinada empresa. Assim, fazem menção a função econômica da contabilidade, identificando se a empresa teve lucro ou prejuízo em determinado período.
São as Receitas e as Despesas do período, que devem ser encerradas no final do exercício para que se apure o resultado do exercício. ... Estas contas não fazem parte do Balanço Patrimonial, mas permitem que o resultado do exercício seja apurado.
Uma dica para você saber se a conta é DÉBITO ou CREDITO é a seguinte: Contas pertencentes ao ATIVO, direitos da empresa(Tudo que a empresa tem), são contas DEVEDORAS.
Resposta. Conta Credora ⇒ é uma conta cuja finalidade é receber os valores financeiros de seus devedores. Conta Devedora ⇒ é ela que acerta (paga) seus compromissos à aqueles que lhe fornecem algo.
Via de regra, as contas estáveis devedoras são componentes do Ativo e das Despesas e Custos, como, por exemplo, Caixa, Bancos conta Movimento, Contas a Receber, Estoques, Impostos a Recuperar, Despesas com Pessoal, Despesas com Depreciação e Custos de Produção.
Ativo e despesa têm natureza devedora, ou seja, os saldos das respectivas contas são considerados "positivos" quando são devedores. As contas tornam-se mais positivas quando recebem aplicação (e portanto débito) de recursos. Passivo, receita e capital têm natureza credora, e a explicação é simétrica.
Por isso, a natureza das contas do ativo é devedora, ou melhor, os ativos são bens usados pela empresa, assim ela deve isso a quem financiou as suas atividades. E a natureza das contas do passivo é credora, ou seja, é o crédito que os financiadores têm na empresa.
Dessa forma, extraímos que toda obrigação tem esses três elementos: sujeito, vínculo e prestação. Os sujeitos da obrigação podem ser divididos em: a) sujeito ativo - é o credor, aquele que tem direito a uma prestação; b) sujeito passivo - é o devedor, aquele que deve realizar a prestação.
Elas podem ser divididas em dois grandes grupos: Contas Patrimoniais: Estas contas estão relacionadas ao patrimônio da entidade e tem como representação o ativo, passivo e patrimônio líquido. Contas de Resultado: Estas contas estão relacionadas às receitas, custos e despesas de uma entidade.
Conhecida também como Duplicatas a Receber, a conta clientes é um direito de cobrança da empresa, devidamente registrado através da contrapartida de uma venda ou prestação de serviços.
PASSIVO: AQUI FICAM AS CONTAS ONDE SÃO REGISTRADOS OS DEVERES E OBRIGAÇÕES DA EMPRESA, COMO POR EXEMPLO, FORNECEDORES, EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS, OBRIGAÇÕES FISCAIS E SOCIAIS ETC. NATUREZA (CREDORA) ATIVO: FICAM AS CONTAS ONDE SÃO REGISTRADOS OS BENS, CRÉDITOS E DIREITOS QUE COMPÕE O PATRIMÔNIO DA EMPRESA.
COMO A EMPRESA DEVE CONTABILIZAR SUAS DUPLICATAS NEGOCIADAS/VENDIDAS ÀS FACTORINGS. ... Os títulos/duplicatas negociados são registrados em conta redutora do ativo circulante, logo após a conta “duplicatas a receber”. Esta conta recebe o nome de “títulos/duplicatas negociadas”, e tem natureza credora.
As contas ou duplicatas a receber representam direitos ou valores adquiridos por vendas a prazo de mercadorias ou serviços relacionados com a atividade da empresa e ainda não recebidos. O montante dessa conta representa o volume de vendas a prazo.
A natureza D/C significa ser conta Hibrida ou Mista, ou seja, possui saldo Devedor ou Credor. No Passivo estão elencadas contas contábeis que apresentam saldo final predominantemente CREDOR.
A duplicata é um título de crédito que comprova um acordo entre comprador e vendedor. É um documento que funciona como uma forma facilitada de pagamento. Ela serve para pagar faturas e contas sem notas fiscais.