O que é terapia adjuvante? Na Oncologia, chama-se de terapia adjuvante todo aquele tratamento que é feito de maneira complementar após a realização de um procedimento principal, com o objetivo de aniquilar qualquer célula cancerígena que ainda possa estar presente no corpo do indivíduo, impedindo o retorno do câncer.
Os adjuvantes são essenciais na composição de vacinas inativadas pois esses irão dificultar o processamento do antígeno pelas células apresentadoras de antígeno, dessa forma também aumentam o período em que o antígeno estará em contato com o sistema imune aumentando assim a resposta imunológica.
Os adjuvantes mais usados atualmente em vacinas de humanos são os sais de alumínio, hidróxido ou fosfato (ULANOVA et al, 2001; IYER, 2003).
O que ocorre com as vacinas é que nelas são injetados antígenos mortos ou mesmo inativos. Esse antígenos estimulam a produção das células de memória bem como a produção dos anticorpos nos indivíduos em que foram aplicadas. Dessa forma o organismo é capaz de se imunizar de determinada doença sem nunca tê-la contraído.
Os anticorpos são glicoproteínas presentes no sangue do hospedeiro. Já os antígenos são quaisquer substâncias dos agentes infecciosos que ao ser introduzido no hospedeiro são capazes de desencadearem a resposta imune com o reconhecimento e produção de anticorpos e ativação de células do sistema imune.
A relação antígeno anticorpo possuem entre si ligações envolvem substancias chamadas de enzimas. ... Os anticorpos são produzidos de forma específica contra o antígeno que estimulou a sua produção, um determinado antígeno entra no organismo e é apresentado ao sistema imune, se desenvolvendo uma resposta imune humoral.
Antígeno é toda substância estranha ao organismo que desencadeia a produção de anticorpos. Geralmente, é uma proteína ou um polissacarídeo. Podem ser encontrados nos envoltórios de vírus, bactérias, fungos, protozoários e vermes parasitas.