Cólica menstrual, ou dismenorreia, é uma dor pélvica provocada pela liberação de prostaglandina, substância que faz o útero contrair para eliminar o endométrio (camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião), em forma de sangramento, durante a menstruação, quando o óvulo não foi fecundado.
A dor que acompanha a menstruação é chamada de cólica menstrual ou dismenorreia e é sentida na região abaixo do ventre. Essa dor é provocada pela produção de prostaglandinas, substâncias que promovem a contração uterina. Em mulheres que apresentam cólicas intensas, observa-se uma produção maior dessas substâncias.
O suco de abacaxi, maçã, gengibre e louro é fácil de fazer e ajuda no combate às cólicas menstruais, pois carrega várias propriedades que melhoram o funcionamento do corpo da mulher nos períodos mais difíceis do mês. Enquanto o abacaxi e o gengibre são diuréticos naturais, a maçã ajuda no funcionamento do intestino.
Uva, acerola, laranja. Frutas cítricas em geral possuem excelentes doses de vitamina C. A uva é uma boa fonte de flavonoides. A vitamina C e os flavonoides são antioxidantes que auxiliam na redução de processos inflamatórios.
Medicamentos para cólicas menstruais Os analgésicos anti-inflamatórios são uma maneira eficaz de obter alívio da dor menstrual (11). Os AINEs (anti-inflamatórios não esteróides), como o ibuprofeno, inibem a produção de prostaglandinas e a inflamação.
Anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) A única exceção parece ser a dipirona (metamizol), que é um analgésico que tem um efeito antiespasmódico relevante, sendo uma boa opção para o alívio das cólicas tanto de origem uterina, intestinal ou renal.
Vinagre: 2 colheres de chá de vinagre de maçã com água, 3 vezes ao dia, podem cortar a menstruação. Remédios fitoterápicos: raiz de Angélica, chá de framboesa, alchemilla, salva de jardim, ou bolsa-de-pastor são conhecidos por cortarem a menstruação.