EQST

O Que A Revolta De Nika?

O que é a revolta de Nika?

A Revolta de Nika partiu da rivalidade entre facções do Hipódromo do Império Bizantino e ocorreu no ano de 532 d.C., em Constantinopla, sob o governo de Justiniano. O chamado Império Romano do Oriente foi fundado, como sabemos, no século IV d.C. pelo imperador Constantino.

Como terminou a revolta de Nika?

Resposta. Resposta: Foi a revolta da aristocracia latifundiária contra a centralização do poder político nas mãos do Imperador Justiniano. Essa revolta chegou a ameaçar seu trono, mas mesmo assim ele saiu com a vitória.

Quais as principais causas da revolta de Nika?

A revolta, de facto, não se deu simplesmente por causa do resultado de uma corrida de cavalos, mas sim por uma série de motivos que já estavam acontecendo há muitos anos e incomodavam a população. A fome, a falta de moradia e, sobretudo, os altos impostos eram os maiores motivos de revolta.

Quais os efeitos da tomada de Constantinopla para as navegações?

Isso resulta do fato de que, com a tomada de Constantinopla pelos otomanos, os mercadores europeus se viram sem acesso nem por mar e nem por terra às fontes produtoras das especiarias ( produtos como a canela, o cravo, o açúcar, dentre outros), que eram importantes para ajudar a melhorar o sabor das comidas mal ...

Como a queda de Constantinopla influenciou as grandes navegações?

Basicamente, a queda de Constantinopla perante os turcos otomanos em 1453 em muito dificultou o acesso direto dos reinos europeus para as valiosas riquezas e especiarias orientais. A única maneira de tê-las era por meio da mediação comercial das cidades italianas, mediação esta que custava muito caro.

Por que a tomada de Constantinopla fez os europeus desenvolver as grandes navegações?

Porque com a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos em 1453 eles fecharam a passagem dos europeus do Mar Mediterrâneo até a Índia e os europeus procuraram outros caminhos e acharam o mar como solução contornando a África para chegar a Índia mas acabou que eles descobriram a América e o navegador Vasco da ...

Quem tomou Constantinopla em 1453?

Mehmed, o Conquistador

Quem derrubou o Império Bizantino?

O fim do Império Bizantino aconteceu em 1453, com a derrubada de Constantinopla pelos turco-otomanos.

Por que não é possível afirmar que o Império Bizantino continuou a existir após a conquista otomana?

Não, pois o Império Bizantino foi adepto ao comércio e às trocas comerciais, por estar sediado em uma rota que ligava a Europa ao Oriente, era de fácil acesso por mercadores, e se limitou ao seu território original, ou seja, uma posição muito mais conciliadora; enquanto o Império Romano era conquistador e guerreiro, o ...

Qual o Imperador de mais destaque no Império Bizantino?

Justiniano

Por que se afirma que o Império Bizantino representou uma continuidade de Roma?

Formado na tentativa de salvar o Império Romano do Ocidente, em plena divisão do Império Romano no século IV, o Império Romano do Oriente manteve a continuidade da cultura romana cristã e boa parte da cultura grega.