Segundo Denzin e Lincoln (2006), a pesquisa qualitativa envolve uma abordagem interpretativa do mundo, o que significa que seus pesquisadores estudam as coisas em seus cenários naturais, tentando entender os fenômenos em termos dos significados que as pessoas a eles conferem.
No que tange à dicotomia entre pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa procuramos fundamentar esta discussão sob a teoria de dois autores: Silvio Sanchez Gamboa e José Camilo dos Santos Filho, teóricos que tratam das questões da pesquisa e auxiliam na compreensão desta dicotomia.
A pesquisa qualitativa é uma metodologia de caráter exploratório. Seu foco está no caráter subjetivo do objeto analisado. Em outras palavras, busca compreender o comportamento do consumidor, estudando as suas particularidades e experiências individuais, entre outros aspectos.
A pesquisa qualitativa busca entender um fenômeno específico em profundidade. ... Ao invés de estatísticas, regras e outras generalizações, a pesquisa qualitativa trabalha com descrições, comparações e interpretações.
A principal diferença entre esses dois tipos de pesquisa é que a quantitativa é baseada em números e cálculos matemáticos, enquanto a pesquisa qualitativa tem base no caráter subjetivo, usando narrativas escritas ou faladas. ... A pesquisa quantitativa reúne dados que podem ser codificados de forma numérica.
Defendem que nas pesquisas qua- litativas os dados coletados são predo- minantemente descritivos, partindo da análise do pesquisador e de sua com- preensão do todo para a reflexão sobre o que pode ser ou não elucidado, pois a descrição deve possibilitar um diálogo com o objeto.
Segundo Vilela, a pesquisa Qualitativa tem como principal objetivo interpretar o fenômeno que observa. Seus objetivos são: a observação, a descrição, a compreensão e o significado. Nela não deve haver necessariamente hipóteses pré-concebidas, pois elas são construídas após a observação (ou seja, enfatiza a indução).
Os mapas temáticos podem representar temas qualitativos ou quantitativos. Diz-se que o tema qualitativo responde à indagação sobre o quê. Já o quantitativo expressa o quanto, determinando as relações de diversidade e proporcionalidade entre os conteúdos dos lugares ou conjuntos espaciais Martinelli (2003 apud Rech, et.
De forma geral, o método científico pode apresentar as seguintes etapas: