EQST

O Que A Periderme Nas Plantas?

O que é a periderme nas plantas?

É um tecido secundário que constitui uma camada protetora substituta da epiderme dos caules e raízes e outras partes das plantas que experimentam crescimento secundário. A periderme é constituída, em grande parte, por tecido suberoso, para além do felogénio e da feloderme.

Qual é a função da periderme?

A periderme também funciona como revestimento, porém reveste plantas com crescimento secundário. A periderme garante proteção ao vegetal e funciona também como um tecido de cicatrização, surgindo em regiões expostas após a queda de folhas e galhos ou após um ferimento.

Quais as partes constituintes da periderme?

A periderme é um conjunto de tecidos que substitui a epiderme em caules e raízes de plantas que possuem crescimento secundário. Ela é formada por três tecidos: o súber, o felogênio e a feloderme.

Quando a periderme se forma?

A primeira periderme, geralmente, se forma no primeiro ano de crescimento da planta, nas regiões dos caules e raízes que não estão sofrendo mais alongamento. As peridermes subseqüentes, de origem cada vez mais profunda, podem aparecer ainda no primeiro ano, vários anos mais tarde, ou mesmo, nunca aparecerem.

O que é Periderma?

A epiderme, que é a camada mais superficial, é formada por tecido epitelial, além de ser avascularizada. Ela é formada por várias camadas, que são: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo.

Qual o significado de periderme?

Significado de Periderme substantivo feminino Zoo Camada cuticuar externa dos hidrozoários. [Botânica] Camada externa da casca.

Quais tecidos são produzidos pelo Felogênio e qual é a função da periderme?

O felogênio é a camada que origina a periderme, produzindo células do feloderma (para dentro) e do súber (para fora). As células que formam o súber morrem devido ao acúmulo de substância impermeável em suas paredes, formando o revestimento externo de troncos e raízes.

Quais são as funções do súber e das Lenticelas respectivamente?

Lenticelas As células do súber, como dito anteriormente, estão dispostas compactamente e apresentam suberina, o que as torna uma importante barreira para a água e gases. Em razão disso, é necessária a presença de estruturas que garantam as trocas gasosas com os tecidos mais internos.

Onde se encontra a periderme?

A periderme ocorre em plantas herbáceas e lenhosas, geralmente nas panes mais velhas das raízes e caules. Ocorre, também, em superfícies após a abscisão de parte da plante (como folhas e ramos) e ainda se desenvolve como proteção a vários tipos de injúrias.

Quais tecidos são formados pelo Felogênio e em que direção são produzidos?

Tem mais depois da publicidade ;) O felogênio, ou câmbio da casca, forma o súber em direção à superfície do órgão, e a feloderme, por sua vez, forma esse tecido em direção ao interior do órgão. Esse meristema é formado por divisões de células epidérmicas, colenquimáticas, parenquimáticas, pericíclicas ou floemáticas.

Qual a função é de onde se origina a periderme?

A periderme é um importante conjunto de tecidos de revestimento encontrado em plantas que apresentam crescimento secundário. Ele surge em substituição à epiderme. As plantas, assim como os animais, possuem uma cobertura protetora externa.

Como ocorre a formação de Felogênio?

O felogênio se desenvolve entre células maduras do córtex e do floema secundário. Derivadas do cambio da casca, diferenciam-se como células suberificadas que formam uma camada protetora - epiderme.

O que é Felema?

Em botânica, o súber ou felema é um tecido vegetal de proteção mecânica e impermeabilizante que substitui o córtex das plantas vasculares com crescimento secundário - é a "casca" das plantas lenhosas.

Quais tecidos são formados pelo Felogênio?

Os meristemas secundários ou laterais promovem o crescimento da planta em espessura. Eles são o felogênio e o câmbio. Responsável pelos tecidos vasculares secundários, o câmbio produz xilema e floema secundários, enquanto o felogênio origina a periderme, que substitui a epiderme, e é formado pelo súber e feloderme.

Quais os tecidos que formam o Felogênio?

O felogênio se desenvolve entre células maduras do córtex e do floema secundário. Derivadas do cambio da casca, diferenciam-se como células suberificadas que formam uma camada protetora - epiderme.

Em quais espécies de plantas encontramos periderme?

Tanto a periderme, quanto o tecido vascular secundário constituem o corpo secundário de plantas como gimnospermas, dicotiledôneas lenhosas e algumas herbáceas e trepadeiras.