O gineceu é o conjunto de órgãos reprodutores femininos de uma flor, o conjunto dos pistilos. Engloba os carpelos, constituídos pelos estigmas, estiletes e ovários, localizando-se, em quase todos os casos, no centro da flor. Por vezes, é constituído apenas por um único carpelo.
Uma flor completa apresenta as seguintes estruturas: Estame: estrutura masculina da flor onde localizam-se o filete e a antera. Carpelo: estrutura feminina da flor, formada pelo estigma, estilete e ovário. Pétalas: folhas modificadas e coloridas com a função de atrair os polinizadores.
Carpelos são folhas modificadas presentes no interior de flores. Elas formam uma estrutura onde a semente é desenvolvida e, após a fecundação, transformam-se em fruto. Os carpelos são folhas modificadas que formam o verticilo mais interno da flor, o gineceu, onde estão contidos os óvulos.
Resposta. As células reprodutivas femininas das plantas,são as oosferas(óvulos são exclusivos dos animais),estão localizadas no gineceu da planta,na região do estigma,onde ocorre o amadurecimento do embrião da planta,uma espécie de útero para posterior difusão de células por esporos ou sementes pelo ambiente.
O principal exemplo de uma gimnosperma é o pinheiro, já que sua semente fica envolvida por escamas, formando uma estrutura mais ou menos cônica (pinha). ... O óvulo vegetal fica na pinha ou na flor e contém o megásporo. O megásporo originará o gametófito feminino que então formará a oosfera – o gameta feminino.