Cauda Poli-A é uma estrutura localizada na extremidade 3' da maioria dos mRNA de eucariotos, sendo composta pela ligação de 80 a 250 resíduos de Adenina. Esta cauda serve para a ligação de proteínas específicas, as quais possivelmente dão ao mRNA proteção contra a degradação enzimática.
Funções atribuídas aos íntrons Atualmente, os íntrons já possuem algumas funções definidas. Eles participam ativamente do controle da expressão gênica, por exemplo, através do splicing alternativo. Nele, são feitas combinações de diferentes éxons no transcrito primário gerando mais de uma proteína com apenas um gene.
O splicing alternativo é um processo pelo qual os exons de um transcrito primário são ligados de diferentes maneiras durante o processamento do RNA, levando à síntese de proteínas distintas.
O splicing alternativo permite que uma única fita de RNA mensageiro recém-sintetizada sofra diversas possibilidades de processamento, aumentando consideravelmente o número total possível de proteínas.
O splicing consiste na retirada dos íntrons de um RNA precursor, de forma a produzir um mRNA maduro funcional. Essa excisão dos íntrons do mRNA é um evento muito importante e requer uma extrema precisão das enzimas envolvidas no processo.
A remoção de íntrons do pré-RNA mensageiro (pré-mRNA) é realizada por spliceossomos. Cada spliceossomo é formado por 4 RNPsn (pequenas ribonucleoproteínas nucleolares) além de proteínas. A excisão de um íntron requer o spliceossomo completo ligado às suas sequências conservadas.
Os Introns e os exons são seqüências de nucleotide dentro de um gene. Os Introns são removidos pelo RNA que emenda como o RNA se amadurece, significando que não estão expressados no produto final do RNA de mensageiro (mRNA), quando os exons forem sobre ser ligados covalently a um outro a fim criar o mRNA maduro.
Em genética, um promotor é uma região do DNA que inicia a transcrição de um determinado gene. Os promotores estão localizados perto do sítio de início da transcrição de genes, na mesma fita e a montante no DNA (para 5' da fita código).
A região promotora precede (e ligeiramente sobrepõe-se) à região transcrita, cuja transcrição especifica. Ela contém locais de reconhecimento para a RNA polimerase ou suas proteínas auxiliares se ligarem. O DNA se abre na região promotora para que a RNA polimerase possa começar a transcrição.
Região codificadora: contém a informação para o produto do gene (geralmente uma proteína). Regiões regulatórias: contém sequências reconhecidas e ligadas por proteínas que determinam a transcrição e influenciam a quantidade de RNA transcrito. Os genes podem ser expressos sob diferentes taxas.
Os promotores são os sítios que a RNA polimerase reconhece para estabelecer a ligação com o DNA, mas para que essa enzima identifique a região promotora é necessário que um fator de transcrição (ou alguns, dependendo do gene) esteja ligado aos elementos da região promotora.