"Tem expressões atuais e umas mais antigas, que nossos avós utilizavam. Ao repostar nos meus stories algumas expressões, tive respostas de amigos de outros estados tentando entender, por exemplo, o motivo de "Não, é pão" significar "sim".
O pão no Cristianismo Além da cruz, sua referência máxima, o peixe, o pão e o trigo são símbolos da fé cristã. Enquanto a cruz representa o sacrifício de Cristo pela salvação da humanidade, o pão simboliza a sua ressurreição, a continuação da vida e a imortalidade.
Gírias atuais mais usadas na internet
Veja algumas das gírias mais usadas na internet:
De tal modo, as gírias são geralmente termos temporários e que podem ser excluídos da linguagem popular com o tempo, sendo substituída por outras palavras. ... Com a expansão dos meios de comunicação e da internet, muitas gírias foram criadas, por exemplo: chatear, teclar, trolar, lol, etc.
Gírias Curitibanas
Aquele piá só se acha! Amarra, trava: cica das frutas que ainda estão verdes. Ex.: Este caqui está amarrando! Arrodear: ficar próximo, ir chegando (como quem quer algo).
Piá: usado para se referir a um garoto, adolescente ou entre amigos do sexo masculino. Quando usado na expressão “piá de prédio”, a intenção é pejorativa; significa que o indivíduo é mimado. Pila: é como os curitibanos se referem a dinheiro.
Pani: Ou “panificadora”, é a mesma coisa que padaria. Penal: Estojo escolar para guardar lápis e canetas. Piá: Usado para se referir a um garoto, adolescente ou entre amigos do sexo masculino.
Aqui em Curitiba chamamos estojo de "PENAL". A palavra "penal" vem láááááá de antigamente, quando se usava pena de ave e tinteiro para escrever. Incorporamos ao nosso vocabulário e assim ficou.
Curitibanês em 31 palavras, aprenda o dialeto de Curitiba
Mas por que salsicha é chamada de Vina em Curitiba? Chegou a hora de saber a origem dessa palavra Curitibana! “Vina” em alemão quer dizer “Viena” e define um tipo de salsicha consumida pelos nossos imigrantes alemães. Salsicha, na verdade, é “wurst”, o que formava Wienerwurst, ou seja, Salsicha de Viena.
Os alemães trouxeram para cá a salsicha tipo vienense, uma salsicha típica de povos germânicos, ou como eles chamam Wienerwurst = Wien (Viena) + Wurst (salsicha). Os outros povos não sabiam pronunciar “Wiener” e como a fonética é muito parecida, acabou ficando “Vina”.
Aqui em Curitiba a gente chama menino de piá. ... Sua origem é do guarani e significa coração! Os indígenas chamavam carinhosamente seus filhos de "tchê piá", que significa "meu coração".
2. Mereré Comida feita para servir de petisco para bebidas, geralmente muito oleosa.
O PIA, de modo geral, é um instrumento imprescindível para a organização da oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Especial do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. A sua construção é uma das atividades essenciais para a execução do trabalho social pelas equipes de referência.
O Plano Individual de Atendimento (PIA) é um instrumento que norteia as ações a serem realizadas para viabilizar a proteção integral, a reinserção familiar e comunitária e a autonomia de crianças, adolescentes afastados dos cuidados parentais e sob proteção de serviços de acolhimento.
População em Idade Ativa (PIA) é uma classificação etária que compreende o conjunto de todas as pessoas teoricamente aptas a exercer uma atividade econômica.
Um extenso estudo publicado por uma equipe de médicos e psicólogos no New England Journal of Medicine, nos EUA, revelou que a idade mais produtiva da vida humana é entre 60 e 70 anos. A 2ª etapa mais produtiva do ser humano é entre 70 e 80 anos e a 3ª etapa é entre 50 e 60 anos.
A PIA subdivide-se em População Economicamente Ativa (PEA) e População Não Economicamente Ativa (PNEA). ... A PNEA é composta por todos os indivíduos da PIA que não são PEA. A PEA subdivide-se em população ocupada (PO) e população desocupada (PD).