substantivo deverbal Possuindo; ação de ter, de possuir, de receber: mesmo não tendo casa, ele preferiu gastar toda a herança no jogo. ... substantivo deverbal Ação de tender, de possuir uma inclinação ou aptidão para: eu tendo para o teatro, ela para a música. Etimologia (origem da palavra tendo). Forma Der. de tender.
Já o “gerundismo” tem como estrutura “estar + gerúndio”, que não está de acordo com a gramática normativa, e assim esse uso deve ser impedido para não comprometer a credibilidade do emissor da mensagem. Para evitar o emprego desse modismo, use o tempo verbal correto – o futuro do presente.
Mudar o verbo no gerúndio por um cuja conjugação exprime uma ideia concreta (e não em processo) ou modalizar o discurso para adequar a expressão ajuda o seu texto a não ficará preso aos modismos linguísticos. Consequentemente, você não perderá pontos pelo uso inadequado.
Os casos onde o gerúndio pode ser empregado normalmente, sem caracterizar gerundismo trata-se de uma ação que está em curso ou demonstrar uma ideia de progressão indefinida.
Porque em Portugal não se usam os verbos no gerúndio? Não é correto afirmar que em Portugal não se usam os verbos no gerúndio. ... Assim, se o verbo auxiliar for o verbo estar, a construção perifrástica indica uma ação durativa que decorre num momento específico (ex.: «Ele estava a estudar/estudando, hoje de manhã»).