Muitos trabalhadores atuam expostos à radiação não ionizante....Algumas atividades expostas às radiações provenientes dos raios solares:
Fontes não naturais, ou produzidas pelo homem, de radiações ionizantes são comumente encontradas nos cuidados em saúde (raios-x, tomografia computadorizada e radioterapia) e na geração de energia (usinas nucleares).
A radiação não ionizante é uma modalidade de radiação de baixa frequência e baixa energia, também denominada de campo eletromagnético, que se propaga através de uma onda eletromagnética, constituída por um campo elétrico e um campo magnético, podendo ser provenientes de fontes naturais e não naturais.
A blindagem contra a interferência eletromagnética hoje envolve o uso de um invólucro de metal, como cobre ou alumínio, ou um revestimento de tinta metálica. Vem funcionando razoavelmente bem, mas ao custo de aumentar o tamanho e o peso dos aparelhos e de oferecer limitações ao projeto desses aparelhos.
O espectro solar é o conjunto de todas as frequências das ondas eletromagnéticas emitidas pelo Sol.
Para medir a radiação, ele se baseia na diferença entre a temperatura de uma superfície branca e a temperatura de uma superfície preta. Essa diferença de temperatura entre as superfícies permite que o equipamento faça a medição da incidência solar por meio do potencial gerado num componente chamado termopilha.
CT: Qual a importância da radiação solar para o planeta terra, além de mantê-lo aquecido? ET: A radiação solar é um dos principais fatores que assegura a vida na Terra. A radiação solar que chega a Terra é a fonte de energia necessária para praticamente toda a vida e os movimentos atmosféricos de nosso planeta.
Em geral, dois mecanismos para a radiação solar influencia o clima da Terra: efeito da irradiância na faixa de UltraVioleta (UV) e o efeito da TSI. A TSI varia cerca de 0,1% ao longo do ciclo solar. Por outro lado, a maior variação na SSI ocorre na banda UV e afeta as bandas de absorção de ozônio.
Não restam dúvidas de que o Sol é muito importante. Sem ele, não existiria luz, não existiria o dia, nem as férias na praia. Sem o sol, as plantas não conseguiriam realizar a fotossíntese, então, não conseguiriam produzir seu alimento e morreriam. ... Sem as plantas, os animais não teriam o que comer e morreriam também.
a radiação solar fornece anualmente para a atmosfera terrestre 1,5 x 1018 kWh de energia, a qual, para além de suportar a vasta maioria das cadeias tróficas, sendo assim o verdadeiro sustentáculo da vida na terra, é a principal responsável pela dinâmica da atmosfera terrestre e pelas características climáticas do ...
O efeito estufa ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, entre os quais merecem destaque: o gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2), o metano ou gás natural (CH4) e o óxido nitroso (N2O).
A radiação solar é de extrema importância para o pleno desenvolvimento das plantas, atuando tanto no processo da fotossíntese, quanto na evapotranspiração.
Processo de absorção e reflexão pelas nuvens. ... Em geral, as nuvens absorvem pouca energia, porém pode refletir até 90% dos raios solares, este fenômeno é comum em dias de grande nebulosidade em que o balanço de radiação solar que chega a superfície terrestre sofre redução considerável.
Ela pode ocorrer por qualquer corpo ou substância, no entanto, a forma como a luz é absorvida depende de sua frequência bem como da natureza dos átomos do corpo que é iluminado.