Pneumonia vírica A causa mais comum de pneumonia viral ou vírica é a provocada pelo vírus Influenza A (O vírus Influenza é o causador da gripe e é classificado em A, B e C), que ocorre predominantemente nos meses de inverno.
As bactérias do tipo Streptococcus pneumoniae (conhecida como pneumococo), Mycoplasma pneumoniae, e o vírus Haemophilus influenzae são os principais causadores da enfermidade. No entanto, a pneumonia é geralmente causada por bactérias – e mais frequentemente pelo Streptococcus pneumoniae.
Sintomas de Pneumonia
Se a pneumonia é causada por uma bactéria, o tratamento é feito por meio de medicamentos, que duram cerca de duas semanas. Já nos primeiros dias, a febre tende a abaixar, pois os níveis de toxinas no sangue diminuem. Os demais sintomas desaparecem ao longo do tempo. Se a pneumonia for viral, o controle é sintomático.
Para tratar e curar a pneumonia é importante aumenta o consumo de alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios, como atum, sardinha, castanhas, abacates, legumes e frutas, como laranja e limão, por exemplo, pois assim é possível fortalecer o sistema imune e acelerar o processo de recuperação.
A pneumonia é uma doença provocada por micro-organismos (vírus, bactéria ou fungo) ou pela inalação de produtos tóxicos. Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura.
O suco de morango é um excelente remédio caseiro para pneumonia, pois ele fortalece o sistema imune do indivíduo.
Uma pessoa com pneumonia usualmente começa a melhorar depois de 3 a 5 dias do tratamento antibiótico. A melhora se expressa por uma sensação de melhor estado geral, e redução dos sintomas como tosse e queda da temperatura.
Os sinais de melhora incluem redução da dificuldade para respirar, melhora da falta de ar e diminuição da febre. Além disso, quando existe a produção de secreções, é possível observar a alteração da cor que vai passando de esverdeada, para amarela, esbranquiçada e, finalmente, transparente, até desaparecer.
Na maioria dos casos o uso de antibióticos deve ser mantido por cerca de 7 a 10 dias, no entanto pode ser prolongado para 15 ou 21 dias de acordo com a gravidade da infecção e estado de saúde da pessoa.
Já nos casos em que a pneumonia viral surge em conjunto com uma pneumonia bacteriana, também é indicado o uso de antibióticos, como Amoxicilina, Azitromicina, Claritromicina ou Ceftriaxona, por exemplo, por cerca de 7 a 10 dias.
Para o tratamento de pacientes adultos com pneumonia adquirida na comunidade causada por organismos sensíveis, a dose recomendada de Azitromicina Di-Hidratada IV é de 500 mg em dose única diária, por via intravenosa durante, no mínimo, 2 dias.
O tratamento intravenoso deve ser seguido por Azitromicina Di-Hidratada, via oral, em dose única diária de 500 mg até completar um ciclo terapêutico de 7 a 10 dias. A substituição do tratamento intravenoso para o tratamento oral deve ser estabelecida a critério médico, de acordo com a resposta clínica.
Enquanto outros antibióticos precisam ser tomados por 10 a 14 dias, muitas vezes com posologia de 2 a 3 administrações diárias, o tempo máximo de azitromicina habitualmente prescrito é de 5 dias, com apenas uma dose diária.
doses em termos de azitromicina. tomar o medicamento 1 hora antes ou 2 horas após as refeições. 500 mg, 1 vez por dia, durante 3 dias.
Para as outras indicações, AZI® deve ser administrada em dose única diária de 500 mg, durante 3 dias (dose total 1500 mg). Como alternativa, a mesma dose total de 1500 mg poderá ser administrada durante 5 dias: uma dose única diária de 500 mg no primeiro dia seguida de 250 mg do segundo ao quinto dia.
Não se deve exceder a dose diária de 500 mg. Em alguns casos, o médico pode alterar a posologia da azitromicina em crianças e adultos. É importante que o antibiótico seja utilizado conforme orientação do médico, não devendo ser suspenso sem que haja indicação, pois pode levar à resistência bacteriana e complicações.
Tomar dois comprimidos de uma vez apesar de ser uma dose mais alta do que o recomendado não é dose tóxica portanto não haverá grandes problemas, talvez um pouco de dor de estômago e diarreia mas não é necessário nenhuma providência.
A Azitromicina de 500mg ingerida em dose dupla de 2 comprimidos ao dia pode eliminar de vez as bactérias.
Quais são os possíveis efeitos colaterais?
A recomendação é que a mulher que precise fazer o uso de medicamentos antibióticos, tenha relações sexuais apenas com camisinha durante o tratamento e até 7 dias depois de ter tomado o último antibiótico.
o uso de azitromicina propriamente dito não impede você em nada de ter relações sexuais. Porém, é preciso saber qual infecção é esta a que você se refere. Se esta infecção for sexualmente transmissível, você não deverá ter relações desprotegidas para não transmiti-la à outra pessoa.
Uma metanálise de catorze estudos randomizados que compararam azitromicina e amoxicilina mostrou que a azitromicina apresenta eficácia comparável à da amoxicilina, esta última com ou sem o ácido clavulânico, mas com menor incidência de eventos adversos.