Como Ver Apendicite No Hemograma?

Como ver apendicite no hemograma

A apendicite é a inflamação do apêndice, uma pequena porção do intestino grosso que se localiza na parte inferior direita do abdômen. O sinal mais típico de uma apendicite é o surgimento de dor forte e aguda que pode vir também acompanhada de falta de apetite, enjoo, vômitos e febre.

O diagnóstico inicial da apendicite é feito através da avaliação dos sintomas, como dor localizada na parte inferior direita do abdômen e/ou dor em volta do umbigo, que se inicia de forma repentina, leve e pode piorar dentro de algumas horas.

Temas de salud relacionados

Os linfócitos, especificamente, costumam ser aumentados quando há alguma infecção e sua quantidade serve como um indicativo para diversas doenças, como gripe, alergia, toxoplasmose, rubéola, leucemia e até mesmo HIV. Normalmente o resultado dos linfócitos vem discriminado junto com os leucócitos no hemograma completo.

O valor médio dos leucócitos polimorfonucleados de pacientes que apresentavam fases iniciais de inflamação apendicular foi de 79,8% (IC: 78-81) e os com fase avançada (correspondente as fases 3 e 4) foi de 85,1% (IC: 83-86%), o qual apresentou relevância estatística (p<0,05).

Tratamiento

Tratamiento

A apendicite aguda é a doença abdominal cirúrgica mais comum apresentada pelos pacientes nas unidades de emergência4,6,11,12,13,15. Definida como a presença de inflamação transmural do apêndice cecal, ela possui um caráter evolutivo definido, podendo a inflamação se apresentar em fase inicial (apendicite edematosa ou supurativa) ou tardia (com gangrena ou perfuração)5,18.

Este sinal é feito inicialmente comprimindo de forma lenta o ponto apendicular, que se localiza no terço externo de uma linha imaginária entre a espinha ilíaca anterossuperior e a cicatriz umbilical, como observado na imagem a seguir.

O que altera no exame de sangue quando tem apendicite?

O processo de inflamação tende a ser muito rápido e pode durar por volta de 12 a 18 horas. As primeiras sensações de incômodo surgem ao redor do umbigo, mas é comum que a dor se concentre no lado inferior direito do abdome.

O diagnóstico da apendicite geralmente é feito pelo cirurgião ou clínico geral por meio do exame físico e levando em consideração os sintomas presentes. No entanto, é comum o médico indicar exames, como o ultrassom ou tomografia, para confirmar o diagnóstico.

El médico te recetará medicamentos para ayudarte a controlar el dolor después de la apendicectomía. Algunos tratamientos complementarios y alternativos, cuando se los utiliza con los medicamentos, pueden ayudar a controlar el dolor. Pregúntale al médico acerca de opciones seguras, como:

Preparación para la consulta

Preparación para la consulta

Comparando as variáveis analisadas com a fase evolutiva da apendicite aguda, sexo, idade, quantidade de bastões, de eosinófilos e de monócitos não apresentaram diferença estatística.

As seguintes variáveis foram analisadas: sexo; idade; contagem total e diferencial de leucócitos (polimorfonucleados, eosinófilos, bastões, linfócitos, monócitos); proteína C reativa (PCR) e fase evolutiva intra-operatória (1: edematosa, 2: supurativa, 3: gangrenosa, 4: perfurativa).

Investigación

A apendicite geralmente começa com uma dor ao redor do umbigo, que em poucas horas se espalha por todo o lado inferior direito do abdome, se tornando aguda e constante. Pressionar esta área, tossir ou andar pode piorar essa dor.

O primeiro critério estabelecido por Malone et al. para o diagnóstico de apendicite na TC sem contraste foi o espessamento apendicular superior a 6 mm, com alterações inflamatórias periapendiculares associadas.

¿Debo hacer algo para prepararme para las pruebas?

Pacientes cujo apêndice se localiza mais próximo da região pélvica podem ter diarreia, caso a inflamação da apendicite acometa também o reto. Em geral, porém, o que o paciente tem não é propriamente diarreia, mas, sim um aumento na frequência das evacuações, sem necessariamente haver grandes perdas de fezes líquidas.

O retardo ou o não diagnóstico dessa enfermidade é prejudicial para o paciente, podendo apresentar sérias complicações inerentes ao processo evolutivo da inflamação no apêndice cecal, o que contribui para o aumento da morbi-mortalidade6,13,15,17,19.

Desta forma, é importante que a grávida ao sentir dor intensa e contínua do lado direito do abdômen procure o hospital para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado. Confira os sintomas da apendicite na gravidez.

Horário de Atendimento

O médico também pode solicitar exames laboratoriais, como hemograma completo, para detectar infecções, e exame de urina para avaliar se a dor do lado direito do abdômen está sendo causada por infecção urinária ou pedra nos rins, por exemplo.

Ao realizar uma corrida ou algum tipo de treino, muitas vezes sentimos uma dor na região lateral do nosso corpo, logo abaixo das costelas. Essa dor é popularmente chamada de “dor nos flancos” ou, ainda, “dor lateral”. Entretanto, o termo correto é dor transitória abdominal associada ao exercício.

Apendicite é uma inflamação aguda do apêndice vermiforme, classicamente resultando em dor abdominal, anorexia e dor à palpação abdominal. O diagnóstico é clínico, frequentemente suplementado com TC ou ultrassonografia.

Qual é o tipo de ultrassonografia para detectar apendicite?

CONCLUSÕES: Os autores concluem que a ultra-sonografia abdominal é um instrumento valioso no diagnóstico de apendicite aguda.

Quais as fases da apendicite?

A doença foi classificada em grau 0 - Normal; 1 - Hiperemia e edema; 2 - Exsudato fibrinoso; 3 - Necrose segmentar; 4A - Abscesso; 4B - Peritonite regional; 4C - Necrose da base do apêndice; 5 - Peritonite difusa.

Como saber se é apendicite ou gravidez?

A confirmação do diagnóstico é feita pelo médico, com a avaliação física pela palpação do abdômen, e realização de exames como hemograma e ultrassom, que conseguem detectar os sinais de inflamação típicos da apendicite.