Para emagrecer, coma o grão uma hora antes do almoço e uma hora antes do jantar. Para obter os benefícios à saúde, acrescente-o à comida. E não exagere no consumo. Uma colher de sopa por vez é o suficiente.
O ideal é ingerir, no máximo, duas colheres por dia. Além da ingestão controlada, existe mais uma regra básica para o consumo correto da chia. Ela precisa ser associada à água para liberar todos os seus benefícios e promover a perda de peso.
Modo de preparo Misturar as sementes de chia no suco de uva e colocar na geladeira durante 4 horas. A textura da sobremesa depois de tirada da geladeira é semelhante à da gelatina por causa da pectina, que é um tipo de fibra solúvel.
A chia é um carboidrato, apesar de conter fibras, em excesso, pode levar ao aumento de peso, constipação intestinal (principalmente se o indivíduo não tomar quantidade suficiente de água) e pode levar a desconfortos gástricos uma vez que retarda a saída dos alimentos do estômago.
Assim como a chia, a linhaça também atua como um agente antioxidante e renovador celular. E por ter muita fibra, a linhaça ajuda as pessoas que sofrem com a prisão de ventre, ou seja, faz bem para o intestino. Especialistas costumam recomendar o consumo de uma colher de sopa de linhaça por dia.
Na origem deste alerta está o facto de as sementes de chia conseguirem absorver e expandir sete vezes o seu peso em água, ou seja, conseguem ficar sete vezes maiores do que são e, por isso, não passam no esófago, causando situações de engasgo, má digestão e até mesmo asfixia.
A prova dessa versatilidade toda é a lista a seguir, com 13 formas de usar a chia no seu dia a dia:
A chia deve ser hidratada por pelo menos 30 minutos, em água filtrada ou até formar um gel. O consumo diário pode variar entre 2 a 4 colheres por dia. Para hidratar a chia recomenda-se 2 colheres (sopa) da semente para 1 xícara (chá) de água filtrada, todos os dias.
Mas a chia é uma grande aliada da perda de peso, quando associada a dietas saudáveis e exercícios. Isso ocorre porque a semente é rica em fibras, além de proteínas e ômega 3. Essas propriedades ajudam a manter a saciedade e, consequentemente, na diminuição do consumo de alimentos.
“O indicado é consumir uma colher de sobremesa (25 g) por dia, que tem 150 calorias – a linhaça, na mesma quantidade, tem 180 calorias. Dilua a chia em um copo (200 ml) de água, suco ou leite de soja desnatado. Se preferir, coloque em iogurte, saladas ou frutas”. A chia é encontrada em semente, farinha e óleo.
Ingredientes
Você pode comer a chia em sua versão in natura; moer suas sementes e misturar com leite para preparar um mingau; acrescentar no preparo da massa de bolo; e, assim como no café da manhã, adicionar em sucos ou vitaminas. Outra dica é colocá-la com a tapioca na frigideira para que a massa e o grão se unam.
A semente também muito importante no tratamento de diabetes tipo dois e doenças de coração. Para usar a semente é bem simples. Basta inserir a chia em sopas, saladas, sorvetes, cereais ou qualquer alimento que você quiser. Não se preocupe quanto ao sabor porque as sementes não vão alterá-lo significativamente.
Também é possível consumir chia com limão e água, fazendo das sementes um ingrediente a mais na famosa água com limão. No entanto, adicionar de repente uma tonelada de fibra à dieta pode resultar em desconforto no estômago.
Então faça o seguinte: deixe a semente na água por pelo menos 40 minutos. Quando a mistura se transformar em um gel, adicione suco de uva sem açúcar para obter uma espécie de sagu.