As crises de personalidade borderline se manifestam quando essas pessoas passam por conflitos emocionais difíceis ao longo da vida, como mortes, separações, brigas e abuso sexual, sobretudo na infância. Por isso, o auge das crises é a adolescência e a juventude, com tendência de diminuição a partir da fase adulta.
Uma pessoa com Síndrome de Borderline pode experimentar episódios intensos de raiva, depressão e ansiedade que podem durar de apenas algumas horas a dias.
O relacionamento com uma pessoa com Borderline deve ser cauteloso. Por conta da insegurança natural da patologia, muitas vezes o parceiro acaba reforçando comportamentos que agravam os sintomas como por exemplo a questão do ciume exacerbado.
Lapsos de memória para situações cotidianas, como esquecer de usar o telefone, por exemplo; Sensação de que o mundo não é real; Sensação de estar separado do corpo; Ouvir vozes ou ter outros tipos de alucinações, como visuais ou sensitivas.
Anteriormente chamado de transtorno de personalidades múltiplas, esse distúrbio é estudado há décadas, mas ainda existem inconsistências acerca de sua origem e atuação dentro da mente humana. Uma das causas mais relacionadas é a de trauma opressivo na infância.
O que é Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI)? Todos nós já ouvimos falar, pelo menos uma vez na vida, sobre pessoas que vivem com dupla personalidade.
O médico faz o diagnóstico do transtorno dissociativo de identidade com base no histórico e sintomas da pessoa: A pessoa tem duas ou mais identidades e ocorre uma perturbação no seu senso de ser e agir de acordo com a maneira que ela é.
O transtorno Dissociativo de Identidade - TDI, antigamente chamado de Múltiplas Personalidades, é um transtorno mental de difícil diagnóstico, tratamento e sintomatologia diversificada, sendo caracterizado pela presença de duas ou mais identidades (personalidades) distintas dentro de um mesmo individuo, onde cada uma ...
Além de ouvir vozes, pacientes com transtorno dissociativo de identidade podem ter alucinações visuais, táteis, olfativas e gustativas. Dessa forma, os pacientes podem ser diagnosticados erroneamente como psicóticos.
Para ter TDI é preciso ter pelo menos duas identidades. Mas há casos de pessoas que alternam mais de 20. São como vidas paralelas, construídas em detalhes.
Pesquisadores da Northwestern University, nos Estados Unidos, examinaram dados de mais de 1,5 milhão de pessoas e descobriram que existem pelo menos quatro grupos distintos de personalidade: regular, reservada, egocêntrica e exemplar. As descobertas desafiam paradigmas existentes na psicologia.
Conteúdo deste post
Os quatro tipos de temperamento
A seguir, saiba um pouco mais sobre cada um individualmente.
A psicopatia é um transtorno psicológico caracterizado por comportamentos antissociais e impulsivos, além de desprezo e falta de empatia com os outros....As principais características que ajudam a identificar um psicopata são:
10 traços de personalidade: o que são e exemplos....A lista de traços de personalidade é a seguinte:
O “Big Five” é uma teoria da personalidade que identifica cinco fatores distintos como central para a personalidade: Abertura à Experiência, Conscienciosidade, Extroversão, Amabilidade e Neuroticismo. O modelo de cinco fatores pode ser mais facilmente lembrado através da sigla em inglês: OCEAN.