Segundo a médica, ele é feito com laser ou crioterapia com nitrogênio líquido e alguns ácidos ou ainda Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP) no próprio consultório. “Estas técnicas ajudam a remover a camada superficial da pele, promovendo a regeneração de uma pele sem manchas”, disse Daniela Facci.
Para recuperar a coloração da pele, são recomendados os seguintes procedimentos: laser ablativo, crioterapia, dermabrasão e MMP (Microinfusão de Medicamento na Pele). Esses procedimentos visam a retirada da camada mais superficial da pele lesada para estimular o processo cicatricial.
As sardas brancas, chamadas cientificamente de leucodermia gutata, são pequenas manchas brancas na pele, com tamanho entre 1 a 10 mm, que, normalmente, são causadas pela exposição excessiva ao sol.
O que causa manchas brancas na pele e o que fazer. A manchas brancas na pele podem aparecer por diversos fatores, podendo ser devido à exposição prolongada ao sol ou ser consequência de infecção por fungo, por exemplo, que pode ser facilmente tratada com cremes e pomadas que podem ser indicados pelo dermatologista.
É uma forma de hipocromia e hipopigmentação (pouca cor). Não confundir com vitiligo, uma doença autoimune que caracterizada por partes do corpo com acromia (ausência da pigmentação) com bordas irregulares, assimétricas e bem definidas.
Como clarear manchas na pele causadas pelo sol? 6 cuidados caseiros para diminuir o aspecto escuro
A profissional esclarece que o tratamento para a remoção dessas manchas pode ser feito com cremes despigmentantes, laser, peelings e microagulhamento. Marília também destaca que o uso de protetor solar é essencial em qualquer condição da pele e recomenda seu uso de 2 a 3 vezes ao dia.
Misture com um pouco de mel, aplique nas marcas de bronze, deixe ficar por 25 minutos e tire com água. Não use nunca em caso de escaldão. Bicarbonato de sódio: é dos mais eficazes para “apagar” o bronzeado. Misture com água e deixa atuar na pele durante 15 minutos.
Veja quatro soluções para aliviar queimaduras solares
Para diminuir a vermelhidão e ardência, devem ser usados cremes com babosa e compressas frias, que podem ser feitas com camomila. - As compressas e também os hidratantes - de preferência em loção, por serem mais fáceis de espalhar - ajudam a aliviar aquela sensação de calor na pele.
Para fazer o clareamento das virilhas em casa, existem diferentes misturas que podem ser utilizadas. Uma das mais utilizadas é a aplicação de água oxigenada na região afetada, no entanto, a esfoliação com aveia e fubá, assim como a pasta de limão, também podem ajudar.