Para tratar o melasma, que é composto por manchas escuras na pele, podem ser usados cremes clareadores, como a hidroquinona ou tretinoína, ou feitos tratamentos estéticos, como laser, peeling químico ou microagulhamento, orientados pelo dermatologista.
Máscara antimanchas de melasma: misture duas colheres de leite em pó, 4 colheres de mel de abelha e 2 colheres de suco de limão até formar uma pasta homogênea. Passe no rosto e deixe atuar por 20 minutos. Lave e aplique uma capa de iogurte natural. Deixe atuar por mais 10 minutos e enxágue.
Flebon: comprimidos para melasmas.
O pycnogenol e a teína são indicados para retirar manchas escuras da pele causadas pelo sol, pelo melasma, prevenir o envelhecimento precoce, aumentar a hidratação.
Tratamento caseiro para melasma
Não há uma única causa definida para o melasma, mas sabe-se que ele está relacionado principalmente à exposição solar, mas também ao uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças (ex: hepatopatias) e à gravidez.
5 Melhores Protetores Solares para Melasma:
Proteja sua pele dos raios solares e da luz visível com cobertura de maquiagem: use o Protetor Solar Tonalizante Stick FPS 80. Este produto é um protetor solar feito especialmente para a pele brasileira com alto fator de proteção e é o ideal para o tratamento de manchas, inclusive de acne e de melasma.
Otimize o poder clareador com um filtro solar que ajuda a clarear manchas na pele. Além dos protetores comuns, existem muitos produtos com ação clareadora para tratar as manchas na pele, como o Idéal Soleil Clarify com cor FPS 60 de Vichy.
Os 8 Melhores Protetores Solares para rosto em 2018
Nivea Sun
Tabela de Comparação dos Melhores Protetores Solares em Creme
A importância de usar protetor solar facial
NEUTROGENA | Protetor Solar Neutrogena Sun Fresh O protetor facial Neutrogena Sun Fresh com cor protege contra os raios UVA e UVB e pode ser usado como base de alta cobertura. Oferece uma cobertura natural e bem uniforme, que acaba disfarçando manchas e imperfeições. E sua cor se adapta aos diversos tons de pele!
Os dois produtos são protetores para pele oleosa e mista, depois de alguns minutos de aplicação eles estão mais sequinhos, mas por conta da consistência deles, você sente eles um pouco na pele. O Vichy apresenta mais luminosidade e o La Roche é mais opaco, puxando para o mate.
Anthelios Airlicium La Roche-Posay FPS 30. Depois dos asiáticos, é o melhor protetor solar para pele oleosa que já usei. Melhor que as versões da própria La Roche-Posay, melhor que Minesol, melhor que Capital Soleil, melhor que Adcos, melhor que todos.
Quanto mais baixo, menor é o tempo de proteção que o produto concede à pele, ou seja, um filtro com FPS 30 protege a pele da ação dos raios solares por um período 20 vezes menor do que um com fator de proteção 50. ... Isso significa que, em contato com a água ou o suor, a pele com o produto não fica desprotegida.
50
Ao contrário da anterior, elas costumam ficar bronzeadas se expostas aos efeitos dos raios do sol por muito tempo. Como a pele já dispõe de alguma proteção natural, o fator indicado é pelo menos o FPS 30. Mas o FPS 50 é o ideal.
De acordo com a dermatologista Vanessa Metz, quanto mais tempo uma pessoa for ficar exposta ou quanto mais forte for a intensidade do sol, maior deve ser o valor do FPS no filtro solar. O uso de um FPS muito alto mantém a boa proteção da pele do paciente mesmo que ele aplique uma quantidade inferior a necessária.
FPS (fator de proteção solar) acima de 30 não faz diferença. Tanto faz usar 30 ou 60… Isso não é verdade. O que ocorre de fato é que o FPS 30, quando bem aplicado, protege nossa pele contra cerca de 96% das radiações UVB e acima disso o aumento de proteção é muito pequeno.
Você sabe o que significa o número do FPS do Protetor solar? Isso não significa que um filtro solar FPS 70 protege mais que um FPS 30, um fator 30 protege nossa pele cerca de 96% das radiações enquanto um 70 protege 98,6%. ...
O fator de proteção solar mínimo para uma proteção adequada é FS 15, aplicando o produto generosamente, sempre 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplicando-o a cada 2 horas.
Pele branca: Quanto mais clara a pessoa é, maior deve ser o fator de proteção solar. Por ser uma pele muito sensível ao sol, ela dificilmente bronzeia e a tendência é ficar mais vermelha do que bronzeada, ganhando muitas manchas e sardas. O protetor solar não deve ser menor que um FPS 60.
Importante saber: O FPS adequado para nosso tipo de pele é determinado pela quantidade de tempo que a pele consegue se proteger. Este é o período durante o qual a pele pode ser exposta ao sol sem queimaduras solares. Dependendo de seu tipo de pele, localização e da época do ano, este tempo é de 5 a 30 minutos em média.
De acordo com a médica, a duração do efeito do protetor solar na pele depende de muitos fatores: “Os principais são a combinação de filtros, a estabilidade deles e, claro, o fator de proteção. Atualmente filtros de boa qualidade conseguem manter a pele protegida por até 8 horas”, esclareceu.
Pode vir, verão! Fala a verdade: na hora de comprar protetor solar, você sabe realmente por que opta por um FPS 30 ou 50? ... O FPS nada mais é do que o fator de proteção solar, a medida do protetor contra os raios solares ultravioleta B (UVB), responsável por deixar a pele vermelha quando ficamos no sol.
A SBD recomenda que o protetor solar seja reaplicado a cada 2 horas para máxima proteção, e que seu fator mínimo para qualquer tipo de pele seja FPS 30, inclusive para peles negras. Peles claras e sensíveis ao sol devem optar por fatores maiores.
7. Não reaplicar após algum tempo. Quando finalmente encontrar seu lugar (seguro) ao sol, lembre-se de que a proteção não é eterna: o intervalo recomendado para reaplicar o filtro é de duas em duas horas, pois ele vai sendo absorvido pela pele e seu efeito se torna cada vez mais fraco.