Uma bomba manual de poço é utilizada quando há a necessidade de retirar água de um poço de forma manual, sem o uso de energia elétrica. Com a força dos braços em movimento de sobe e desce, exercendo pressão e fazendo com que a água se movimente para fora.
Como funciona O princípio de funcionamento dessa bomba é bem simples. Funciona como uma seringa gigante, sugando a água vindo por um tubo para dentro do cilindro e depois empurrando-a para fora por outro tubo.
Com uma chave de fenda solte o parafuso retirando-o do local e através do furo encha de água a tubulação e a bomba. Quando não mais conseguir colocar água, coloque o parafuso de volta e com uma chave de fenda aperte-o até travar. A bomba estará escorvada (sem ar em seu interior) e pronta para ser ligada.
Sim, a potabilidade da água de poço artesiano é feita através da correção de compostos químicos e físicos contidos na água, utilizando-se um filtro específico com adição do cloro para desinfecção. O processo de desinfecção pode ser feito com a bomba dosadora automática de cloro, sistema ultravioleta ou ozônio.
Utilize ar comprimido para retirar a água do poço, o que pode ser feito por meio de um compressor, ou deixando a água cair em um reservatório. No caso da água ter pH baixo, recomenda-se sua alcalinização, enquanto que concentrações altas de ferro e manganês necessitam de sedimentação.
Retire a água suja da limpeza com panos e balde (se necessário), deixando o fundo o mais seco possível; Permita a entrada de água até a caixa encher e acrescente 1 litro de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada 1.
Um procedimento simples para eliminar o ferro é transformá-lo em óxido férrico, que é um material insolúvel e se precipita. Utilize ar comprimido para retirar a água do poço, o que pode ser feito por meio de um compressor, ou deixando a água cair em um reservatório.
Aproveite os vários pequenos açudes na propriedade para transferir os peixes que sobraram. Em seguida, esvazie o lago, remova o lodo, paus, pedras, tocos, carcaças de peixes mortos, folhas e galhos. Mantenha-o vazio secando ao sol por uma semana.
Muita gente acredita que a melhor (e mais ecológica) alternativa para acabar com a taboa é realizar cortes sucessivos, sem deixá-la semear. Deve-se cortar a parte aérea se não puder arrancar a planta.
Modo de usar:
Se o lago estiver em um ambiente aberto com sol constante é importante instalar um filtro ultravioleta e/ou ozonizador para eliminar as algas suspensas e purificar a água, mantendo o lago com aparência cristalina, totalmente saudável e livre de doenças indesejáveis.
Encha um balde com água do lago e analise dois ou três dias depois. Se a água estiver limpa, talvez o sedimento no fundo do lago esteja sendo trazido à superfície por peixes grandes, como carpas ou bagres. Tente pescar com iscas para esses peixes para saber se estão habitando o lago.
O cloro na água do aquário pode prejudicar intensamente a saúde dos peixes, já que queima suas brânquias e suas mucosas, intoxicando-os. Além disso, pode matar plantas, invertebrados, entre outros. Os malefícios que o cloro causa aos peixes são, inclusive, visíveis.
Tratamento de Água de Lagos e Tanques – Algas Verdes
Como manter a água limpa em fontes ao ar livre
Umas das formas mais fáceis e rápidas de acabar completamente com as algas que deixam a água verde é com o uso de um filtro com lâmpada UV. Esse equipamento emite uma luz que consegue eliminar as algas de forma muito eficaz e segura.
Etapas para manter um lago artificial limpo
Cuidados com peixes em lagos artificiais: você sabe quais são?
Aprenda como fazer lago artificial com lona
AREIA BRANCA
Áreas raramente sujeitas a inundações