Quer descobrir como preparar um sermão passo a passo?
Salmos 138:3 – “Quando clamei, tu me respondeste; deste-me força e coragem”. Salmos 55:22 – “Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair”. Naum 1:7 – “O Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam”.
5 maneiras de vencer o medo de falar em público
Glossofobia, também como medo de falar em público. Já ouviu falar? De origem grega, a palavra glossofobia é composta pela junção de outras duas: glosso (língua) e fobia.
Uma boa dica para superar esse medo é praticar. Fale sozinho para o espelho, apresente-se para alguém da família ou grave a sua apresentação para ver depois. Tente vencer esse medo começando por estar diante de grupos pequenos, e aos poucos isso te ajudará a se sentir mais seguro.
Procure trocar experiências e pedir ajuda. Trace pequenos planos no papel, com caminhos possíveis e ações para o caso de algo dar errado. Evite a ideia fixa do emprego perfeito. Enxergue o medo não como um inimigo, mas um aliado – é sinal de que algo o incomoda e precisa ser avaliado.
Não tenha medo do medo
A Inteligência Emocional considera que existem dois tipos de medo: os medos reais, que nos protegem dos perigos, e os medos irreais — que são criados pela mente e impedem que o indivíduo explore todo seu potencial.
Pode-se experimentar a sensação de ansiedade no trabalho em diferentes graus. Isto não é patológico e chega a ser inclusive normal dependendo do tipo de trabalho que desempenhamos. Ou seja, essas sensações têm uma certa relação com as características do nosso emprego.
A Síndrome de Burnout é uma espécie de esgotamento profissional, que vem de um período prolongado de estresse. É como se você sentisse um cansaço sem fim, uma falta total de energia. A motivação que você sentia dá lugar à irritação. Você não consegue se concentrar em nada, sente-se desanimado e fracassado.
Saiba como driblar a insegurança no trabalho e garantir sua evolução profissional por meio da confiança
A insegurança é um estado emocional causado pelo sentimento de inferioridade. A pessoa insegura acredita que não é boa o suficiente para realizar determinada tarefa ou para ser amada, aceita e reconhecida pelos outros.
O fantasma da insegurança vem assombrando a sua vida? Pequenas mudanças de comportamento podem te ajudar a lidar melhor com esse sentimento