A população pode obter informações sobre a coleta seletiva no site www.rio.rj.gov.br/comlurb/coletaseletiva (esta página), como horários, roteiros da coleta e procedimentos a serem seguidos, além de materiais informativos que são usados na divulgação porta a porta.
O solicitante deve verificar qual concessionária será responsável pelo serviço de coleta, depois deverá verificar se a rua está cadastrada para a coleta seletiva do lixo e fazer a solicitação através do Portal da Prefeitura ou pelos sites das concessionárias responsáveis pela coleta seletiva (Ecourbis e LOGA).
Em casos de falha no atendimento do serviço da coleta domiciliar comum ou reciclável e/ou para ddenúncias de munícipes que depositam os sacos de lixo nas vias antes do horário ligue para central de atendimento 156.
Para o descarte de materiais recicláveis adequadamente, é necessário que eles estejam limpos e separados dos resíduos orgânicos. Caso contrário, isso pode infectar esses materiais e dificultar o processo de reciclagem nas empresas. Sendo assim, tome o hábito de separar os itens recicláveis e não recicláveis.
Para reciclagem do aparelho, devolva ao fabricante ou procure pontos de coleta de reciclagem de eletrodomésticos. Você também pode utilizar nosso serviço de coleta em casa. Mas lembre-se, sempre opte pelo descarte consciente, respeitando o meio ambiente!
Segundo Helcia Viriato da ONG Lixo e Cidadania, a melhor forma de descartar resíduos de vidro é agrupando em jornais, caixas de leite ou de papelão, evitando assim que o material fique diretamente em contato com as sacolas plásticas na hora do descarte.
Onde devem ser descartados medicamentos e frascos? Muitas farmácias fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos, frascos e materiais cortantes e pontiagudos, assim como várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) e supermercados.
Elas precisam ser descartadas em pontos de coleta, oferecidos por farmácias, supermercados ou postos de saúde. Eles vão dar o destino correto aos remédios vencidos e às embalagens primárias.
Cartelas com restos de medicamentos ou medicamentos vencidos vão para pontos de coletas geralmente sinalizados em postos de saúde e farmácias....
Quando descartados separadamente, no lixo de reciclagem comum, a caixa e a bula do remédio podem ser reciclados. O processo é feito no hidropulper, um grande liquidificador que separa o papel dos demais materiais contidos na embalagem (plástico e alumínio).
Onde descartar corretamente os medicamentos e seringas? Uma forma de descarte é ir ao postos de saúde ou redes de farmácia. Algumas delas têm um programa especial de coleta especial para esse tipo de resíduo.
O material deve ser descartado em coletor adequado, no local em que é gerado, logo após o uso. Nunca descartar objetos perfurocortantes no lixo comum ou no lixo reciclável. Nunca jogar o material no vaso sanitário. Agulhas e seringas não devem ser reencapadas ou desacopladas da seringa para descarte.
Seringas e resíduos hospitalares de uso doméstico não devem ser descartados no lixo comum. Entregue esse material em postos de saúde e hospitais da rede pública. Alguns projetos em Brasília promovem a logística reversa do vidro, de forma independente do SLU.
Como ainda não há usinas para a reciclagem de vidro na capital federal, boa parte do descarte desse material ainda segue para o Aterro Sanitário de Brasília. Enquanto isso, cidadãos e empresas conscientes da importância de cuidar do meio ambiente utilizam, com frequência, os pontos de coleta.
§ 1º Para efeito desta resolução, definem-se como geradores de RSS todos os serviços cujas atividades estejam relacionadas com a atenção à saúde humana ou animal, inclusive os serviços de assistência domiciliar; laboratórios analíticos de produtos para saúde; necrotérios, funerárias e serviços onde se realizem ...
Os Resíduos dos Serviços de Saúde (RSS) são todos aqueles resultantes de atividades exercidas nos serviços relacionados com o atendimento à saúde humana ou animal, inclusive os serviços de assistência domiciliar e de trabalhos de campo; laboratórios analíticos de produtos para saúde; necrotérios, funerárias e serviços ...