mingau
O "L" é usado quando a sílaba final total é tônica: afinal, legal, moral. No meio das palavras, quase sempre, o "U" tônico em hiato é sempre acentuado, seja no meio ou no fim. No caso das palavras mau e mal, mal é um advérbio, antônimo de bem e mau é um adjetivo, antônimo de bom.
Rimas com jiló
J ou G? Embora o nome científico do jiló seja Solanum gilo, com g, a palavra jiló deverá ser escrita com j inicial. Jiló tem uma origem africana, no quimbundo njimbu e no quioco jilo.
Rimas com batata
Rimas com abacaxi
fácil asneira asnice batata bernardice besteira bobagem burrice despautério dislate disparate êbíâ estupidez fatuidade jumenta parvoíce patada patetice sandice testada toleima tolice solecismo barbarismo cinca culpa erro falta escorva semilha certeza batateira batatinha mais...
substantivo feminino Diminutivo de batata; pequena batata. [Botânica] Planta medicinal, também chamada baririçó ou vareta. Espécie de galha ou tubérculo produzido por certos insetos nas raízes de algumas plantas.
batata [ pt - pt ] Você sabe como se pronuncia batata?
Batata é uma gíria usada para dizer que alguma coisa é fácil. A expressão também é usada para dizer que uma coisa é certa de acontecer. ... Foi batata, ele me pediu em casamento, bem que você falou.
Foi nesse processo de degradação do trabalho agrícola que a expressão “vá plantar batatas” foi concebida e utilizada para quando desejamos que alguém nos deixe em paz. Se atuar como agricultor já era visto como uma atividade degradante, usar a terra para plantar batatas era algo mais degradante ainda.
No mundo espiritual o significado da barata é de sujeira energética. A barata é mais comum de ser vista durante o verão, e ela é denominada como pragas bíblicas por muitas pessoas, e não é à toa, pois são insetos asquerosos que trazem sujeira e contaminam os lugares por onde passam.
[Informal] Problema ou dificuldade (ex.: eles passaram a batata quente para nós).
A batata é um tubérculo pertencente à família das Solanaceae. Surgiu nos Andes e nas Ilhas Chilenas, foi levada para a Europa no século XVI e tornou-se base da alimentação, além de ser um dos vegetais mais utilizados nas Américas do Norte e do Sul, principalmente por grandes redes de fast food.
Terá chegado à Europa antes do final do século XVI por dois portos de entrada diferentes: o primeiro em Espanha por volta de 1570, e o segundo através das Ilhas Britânicas entre 1588 e 1593. ... A batata tornou-se pouco a pouco uma importante cultura básica no norte da Europa.
No Brasil, mesmo o berço da batata estando bem ali no Chile, foi pelas mãos dos espanhóis que ela chegou as nossas terras. Os conquistadores que colonizavam a região sul encontraram condições favoráveis à sua produção, fazendo da batata a fonte de alimentação primária para os colonos até o final do Século XIX.
A princípio, o consumo da batata começou com monges nas Ilhas Canárias, em 1600. Daí os europeus descobriram como plantar o tubérculo, que forma uma dieta - apesar de monótona - bem completa quando combinada com leite, sendo rica em vitaminas A e D.
O processo de produção começa com a colheita das batatas. Essa etapa é feita de forma mecanizada. Uma colheitadeira retira os tubérculos da terra e os separa de galhos e raízes. Na parte de cima do equipamento, trabalhadores fazem a primeira seleção, retirando batatas podres ou verdes.