Doou é a terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo doar. Ela doou sangue. Ele doou um montante significativo de dinheiro a caridades. Dou é a primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo dar.
[Informal] Independentemente das consequências para os envolvidos ou para terceiros; sem parcialidade (ex.: a verdade será revelada, doa a quem doer).
Significado de Doía Causar dó, pena, compaixão.
O correto é: Ele nem se deu o trabalho de apanhar aquele último cigarro no chão: chamou o garçom e pediu outra carteira. A polícia vai fazer a reintegração de posse da fazenda, doa a quem doer. É difícil imaginar que uma expressão tão arraigada no cotidiano linguístico do brasileiro seja uma infração à língua.
A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”.
Significado de Dói Causar dor: o ferimento doeu. Estar dolorido: dói-lhe a cabeça. Causar dó, pena, compaixão.
Assim, dizer um dó está correto e dizer uma dó está errado. Devemos utilizar o substantivo masculino dó sempre que quisermos referir um sentimento de pena e compaixão que se sente por alguém, por alguma coisa ou por si mesmo, bem como um sentimento de grande tristeza, pesar e luto.