Para compreender o ciclo de vida das gimnospermas, vamos considerar o exemplo de um pinheiro, um representante típico desse grupo. No momento da reprodução, as folhas modificam-se e originam os estróbilos masculinos (microstróbilos) e estróbilos femininos (megastróbilo).
As flores podem ser vistosas tanto pelo colorido quanto pela forma; muitas vezes também exalam odor agradável e produzem um líquido açucarado - o néctar - que serve de alimento para as abelhas e outros animais. Há também flores que não têm peças coloridas, não são perfumadas e nem produzem néctar.
Quanto ao modo de nutrição, quase todas as angiospermas são de vida livre, porém são encontradas espécies parasitas e saprofíticas (plantas que obtêm sua nutrição a partir da matéria orgânica degradada).
As flores são as estruturas responsáveis pela reprodução das angiospermas. No interior das anteras, órgãos reprodutores masculinos, formam-se os grãos de pólen que contêm os gametas masculinos. ... É pelo tubo polínico que os gametas masculinos se encontram com os gametas femininos no ovário, onde ocorre a fecundação.
A flor é a estrutura reprodutora das angiospermas, nela ocorrem a fecundação, a formação do fruto e a produção da semente.
Os esporófilos femininos de uma angiosperma são os carpelos e, cada um é formado pelo estigma, estilete e ovário. A reprodução desse grupo de vegetais apresenta três etapas básicas: polinização, germinação do grão de pólen, e fertilização. Depois que ela acontece, o óvulo se transforma na semente e o ovário no fruto.
A polinização representa o processo reprodutivo dos vegetais superiores. É através da polinização que ocorre a fecundação e consequentemente, a formação de frutos e sementes que irão originar novas plantas.
Agentes polinizadores
As pétalas podem se adaptar de diversas maneiras, dependendo das preferências de alimentação, olfato, pouso e visão do agente polinizador. Por exemplo: Existe uma orquídea que suas pétalas se adaptam ao polinizador, no caso, a vespa.
Acerola, castanha-do-brasil, maçã, maracujá, melancia, melão e tangerina estão entre as 32 espécies (35%) que precisam obrigatoriamente da polinização.
Abelha se atrai por plantas aromáticas, especialmente as que dão flores miúdas, brancas, amarelas, lilases. As flores amarelas são especialmente atratoras de todo tipo de insetos polinizadores. ... Manjericão, manjerona, alecrim, dente de leão, hortelã, margaridas e girassóis são um deleite para abelhas.
A polinização das angiospermas mais cobrados em provas são: Anemofilia (vento) Hidrofilia (Água), Entomofilia (insetos), Onitofilia (Aves), Quiroptelofilia (morcegos), Malacolofilia (Moluscos), Antropofilia (Homem).
As abelhas têm um papel muito importante para a manutenção da biodiversidade. Os agentes polinizadores propiciam que numerosas espécies de plantas com flores gerem frutos e sementes. “Se diminuirmos a abundância ou a diversidade de espécies de abelhas existentes, a reprodução das plantas muda e as paisagens também.
Resposta: Os agentes polinizadores geralmente são insetos (entomofilia), aves (ornitofilia) e morcegos (quiropterofilia).
Quando falamos em agentes colonizadores, é comum nos lembrarmos da polinização das flores por animais . no entanto, as plantas sem flores (gimnospermas) também sofrem polinização. nesse grupo, o principal agente polinizador é (são) A) água.