Vias de exposição: a principal via de exposição é ocupacional - é quando os trabalhadores entram em contato com o mercúrio inorgânico por meio da inalação e do contato dérmico. Outra via de exposição a ser considerada é a ingestão de produtos farmacêuticos e o consumo de alimentos contaminados.
Desastre de Minamata é a denominação dada ao envenenamento de centenas de pessoas por mercúrio ocorrido na cidade de Minamata, no Japão. A Doença de Minamata é uma síndrome neurológica causada por severos sintomas de envenenamento por mercúrio.
Como evitar o contato com Chumbo Uma outra dica muito importante para evitar a contaminação por chumbo é evitar usar a água da torneira logo após abrir a torneira, devendo-se deixar a água esfriar até seu ponto mais frio, antes de beber ou utilizar a água para cozinhar.
Os sintomas agudos após a inalação de vapor de mercúrio elementar incluem falta de ar, febre/calafrios, tosse, náusea, vômito, diarreia, paladar metálico, dores de cabeça, fraqueza e visão embaçada. Em casos graves, os pacientes podem desenvolver lesão pulmonar aguda e desconforto respiratório grave com hipoxemia.
O envenenamento por mercúrio pode resultar em várias doenças, incluindo acrodinia (doença rosa), a síndrome de Hunter e a doença de Minamata. Os sintomas dependem da forma de exposição e do derivado.
Manganismo é uma condição tóxica resultante da exposição crônica ao Manganês, identificada pela primeira vez por James Couper em 1837. Esta exposição pode levar a uma variedade de distúrbios psiquiátricos e motores.
Devido à sua solubilidade em água, o arsênico pentavalente (arseniato) é mais facilmente absorvido pelas membranas mucosas, como o trato gastrintestinal, do que o arsênico (arsenito), que penetra na pele mais rapidamente devido ao aumento da solubilidade lipídica.
Existem três tipos principais de envenenamento: por venenos engolidos ou absorvidos pela pele, os aspirados e os injetados. e produtos caseiros.