A síndrome do neurônio motor inferior resulta da lesão dos neurônios motores da coluna anterior da medula, ou dos núcleos motores dos nervos cranianos. É caracterizada por paralisia flácida (paralisia com hipotonia e hiporreflexia), havendo também atrofia da musculatura.
Cada nervo espinal tem uma raiz anterior e uma posterior. As raízes anteriores transmitem informações motoras, originam-se dos cornos anteriores da substância cinzenta e saem da medula espinal através do sulco ântero-lateral.
Juntamente com o cérebro, a medula espinhal forma o sistema nervoso central (SNC). Ela é responsável por conduzir informações de diversas partes do organismo para o cérebro e deste para outras regiões, sendo responsável também pelos atos reflexos. ... A medula espinhal fica localizada no interior da coluna vertebral.
Os agentes externos que induzem as respostas são os estímulos. Quando estas respostas ocorrem de forma padronizada, elas são chamadas reflexos. O circuito neuronal local da medula espinhal é responsável por uma série de reflexos motores ou reflexos medulares.
A medula óssea, encontrada no interior dos ossos, contém as células-tronco hematopoéticas que produzem os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos que são parte do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, responsáveis pela coagulação.
A medula óssea vermelha está localizada no interior dos ossos. A medula óssea vermelha tem como importância produzir as células sanguíneas para o sangue.
medula óssea
Ao nascermos todos os nossos ossos contêm medula capaz de produzir sangue, glóbulos brancos e plaquetas: a "medula vermelha". Com a passagem dos anos, a maior parte da medula vai perdendo sua função, sendo substituída por tecido gorduroso que passa a ser chamada de "medula amarela".
Resposta. Ela doa a Medula óssea vermelha, pois ela ajuda em casos como portadores de doenças hematológicas, autoimunes, imunodeficiências, e aqueles acometidos por certos tipos de câncer.
Como é feito o transplante O transplante de medula óssea é um procedimento que dura em torno de 2 horas e é feito através de uma cirurgia com anestesia geral ou epidural. Na cirurgia é retirada a medula óssea dos ossos do quadril ou do osso esterno de um doador saudável e compatível.
Transplante de medula óssea O transplante de medula pode apresentar o valor de R$300 mil a R$600 mil. Esse custo está relacionado aos procedimentos laboratoriais, que exigem uma verba maior. Com o valor do transplante você pode comprar uma BMW ou um Audi.
– A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação de 24 horas. – A medula é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções. – O procedimento leva em torno de 90 minutos. – A medula óssea do doador se recompõe em apenas 15 dias.
O procedimento de coleta das células-tronco da medula óssea é seguro, contudo, podem ocorrer complicações relacionadas à anestesia e à coleta propriamente dita, como dor local, que é facilmente controlada com analgésicos comuns, e anemia, relacionada ao volume retirado, mas que em geral é leve e de fácil controle.
A doação de medula óssea pode ser feita por qualquer pessoa saudável entre os 18 e 65 anos, desde que pese mais de 50 kg.
Doenças Impeditivas do Cadastro e da Doação