Isto é, o PREÇO (100%) = CUSTO TOTAL (X%) + LUCRO (Y%), onde X + Y = 100. Esse cálculo ("por dentro") é feito mediante uma regra de três simples.
FOB é a sigla de Free on Board, neste incoterm o vendedor termina com as suas obrigações no momento em que a mercadoria passa pela a amurada do navio no porto de embarque que foi indicado anteriormente, a partir deste momento, é com o comprador todas as responsabilidades sobre perdas e possíveis danos.
VMLE (valor FOB) Trata-se do Valor da Mercadoria no Local de Embarque. É o valor da mercadoria e outras despesas anteriores ao embarque. Também conhecido como valor FOB.
60%
VMLE: Valor da Mercadoria no Local de Embarque. É o valor da mercadoria e outras despesas anteriores ao embarque. Também conhecido como valor FOB. VMLD: Valor da Mercadoria no Local de Descarga.
VMLE: Trata-se do Valor da Mercadoria no Local de Embarque. É o valor da mercadoria e outras despesas anteriores ao embarque. VMLD (valor CIF): É o valor do VMLE acrescido do frete internacional e do seguro.
Passo a passo para fazer a Nota Fiscal de Importação
Resumindo: O que é frete FOB? O frete FOB vem da sigla em inglês de Free on board, que significa “livre a bordo”, quando traduzido literalmente. Neste tipo de frete, toda a responsabilidade pelo transporte da mercadoria é do cliente, incluindo os riscos e os custos.
O pagamento do frete e do valor referente ao seguro das cargas também deve ser feito pelo cliente e normalmente é realizado no destino, mediante o recebimento dos itens — ou com a possibilidade de negociar os prazos com a transportadora, se já houver um relacionamento comercial entre ambas.
O “FOB STOWED” e/ou o “FOB STOWED and TRIMMED” (FOB estivado e equilibrado ou FOB estivado) é uma variante. O vendedor responsabiliza-se pela totalidade dos custos tidos com a mercadoria no porto de embarque.
FCA (Free Carrier): o vendedor disponibiliza a mercadoria em sua sede ou transporte até o local indicado pelo importador. ... FOB (Free on Board): utilizado apenas para transportes aquaviários (marítimo, fluvial e lacustre) como meio principal.
EXW – EX WORKS – Na origem (local de entrega nomeado); FCA – FREE CARRIER – Livre no transportador (local de entrega nomeado); FAS – FREE ALONGSIDE SHIP -Livre ao lado do Navio (porto de embarque nomeado) ; FOB – FREE ON BOARD – Livre a Bordo (porto de embarque nomeado);
No Incoterm CIP (Carriage and Insurance ou transporte e seguro pagos até) o transporte principal e o seguro até o destino devem ser pagos pelo vendedor. Porém, a partir do momento que a carga é entregue ao comprador, os riscos por perdas e danos passa a ser dele, além de custos extras que podem vir a ocorrer.
O Incoterm FCA (Free Carrier) faz com que o vendedor disponibiliza a mercadoria em sua sede ou transporte até o local indicado pelo importador. O vendedor também é responsável por realizar todo o desembaraço aduaneiro.
Incoterms na versão de 2020 FCA – Free Carrier – Livre No Transportador (local de entrega nomeado); FAS – Free Alongside Ship – Livre Ao Lado Do Navio (porto de embarque nomeado); FOB – Free On Board – Livre A Bordo (porto de embarque nomeado); CPT – Carriage Paid To – Transporte Pago Até (local de destino nomeado);
- CFR – Cost and Freight - o exportador deve entregar a mercadoria no porto de destino escolhido pelo importador. ... - CIF – Cost, Insurance and Freight - modalidade equivalente ao CFR, com a diferença de que as despesas de seguro ficam a cargo do exportador.
O INCOTERM CFR (cost and freight – custo e frete) define que o vendedor tem responsabilidade com a mercadoria até que ela cruze o navio, a partir daí todas as responsabilidades passam a ser inteiramente do comprador, ou seja, quando o vendedor colocar a mercadoria no navio, ele se isenta de todas as responsabilidades ...
O Incoterm EXW é um dos incoterms mais usados no comércio exterior. A sigla EXW significa Ex Works. Ele é mais amplo, podendo ser utilizado em qualquer modalidade de transporte, seja ele terrestre, marítima ou aérea e disponha a responsabilidade no processo do envio para o comprador.
Os chamados Incoterms (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio) servem para definir, dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e obrigações recíprocos do exportador e do importador, estabelecendo um conjunto padronizado de definições e determinando regras ...
Resumidamente, Incoterms é um conjunto de termos comerciais empregados em vendas domésticas e internacionais. ... Eles são estabelecidos pela Câmara de Comércio Internacional a fim de garantir a sua padronização internacionalmente.
Os INCOTERMS são importantes, pois servem como diretrizes para a compra e venda de produtos. Isso significa que esses termos vão servir de guia para que exportadores e importadores estabeleçam as diretrizes referentes a cada contrato.
Free on Board: FOB
F: EXW ( Ex Works):
Não podem ser utilizados CIF, CIP, C+I e DDP. Já na exportação podem ser utilizados FCA, FAS, FOB, CFR, CIF, CPT, CIP, DAT, DAP e DDP.