Como saber se o queijo está estragado
Caso o queijo esteja com aspecto diferente do que costuma ter, é indicado jogá-lo fora, mesmo que esteja dentro da validade. Nesse caso, ainda é possível fazer uma reclamação diretamente ao distribuidor, como supermercados, ao fabricante ou até mesmo ao órgão responsável pelos direitos do consumidor.
A pastagem ou a saúde das vacas tem capacidade de alterar o sabor do queijo, mas não o torna amargo. O uso inadequado do coalho, porém, pode ser o motivo. Utilizada em excesso, a substância líquida degrada a proteína e provoca o amargor no sabor do derivado do leite.
“Lave as mãos, o queijo e coloque na embalagem, após escorrer o soro. O importante do frescal é não tirá-lo da geladeira. Quem não tem queijeira pode usar um utensílio que vede bem”, fala o queijólogo. Quando você observar que o queijo ficou esverdeado por fora, com fungo, o ideal é cortar a parte contaminada.
O ideal é colocar o queijo em uma tábua ou vasilhame que absorva água. Existem caixas de cura de queijo, que já vem com telas de proteção que permitem que o ar circule sobre o produto e evitam a presença de indesejados mosquitos. Durante os primeiros dias de cura, o queijo pode eliminar água e óleo.
“Quanto mais fresco o queijo maior será a sua umidade. O queijo frescal, por exemplo, deve ser guardado na geladeira dentro de uma vasilha. E mesmo os queijos mais secos devem ser guardados envoltos em plásticos e dentro de vasilhas na geladeira”, destaca.
Não deixe o arroz ou qualquer comida quente em repouso por mais de 1 hora. Descarte as sobras da geladeira após 3 a 4 dias. Descarte as sobras do freezer após 3 a 4 meses. Deixe fora quaisquer restos mantidos à temperatura ambiente durante mais de 2 horas.
cinco dias
três dias
Como armazenar bolo?
Para que o seu bolo resista por muito mais tempo outra opção é congelar o bolo. Coloque-o dentro de um saco de congelamento e remova todo o ar, embalando quase em vácuo, e coloque no freezer. Se não tiver um saco desses pode envolver em papel filme e cobrir com papel alumínio antes de colocar no freezer.
Um dos principais motivos que fazem o bolo estragar é a farinha de trigo. Com o passar dos dias, há uma formação de fungos, que é natural do trigo. Contudo, esse tipo de fungo pode se desenvolver, surgindo mofo e bolor.
Procure sinais de mofo em todo o bolo. Ele costuma ser verde, azul ou na cor branca. Se houver até mesmo uma mancha de mofo, todo o bolo deve ser jogado fora imediatamente.
3 dias
Uma dica legal para fazer com aquela fatia de bolo que ficou sem cobrir ou que foi acondicionada de forma errada e ressecou: colocar o pedaço de bolo em um prato, despejar um pouco de leite (uma colher de sobremesa para um pedaço médio) e levar ao microondas por 30 segundos.
Já se o bolo estiver seco, fure com palito e jogue por cima uma calda feita com licor ou mesmo leite condensado e coco. Porém, se ficar despedaçado, arrume com a ajuda do chantilly. Por cima, polvilhe com chocolate granulado, coco fresco ou frutas picadas.
Quando o bolo endurece na geladeira? O bolo endurece na geladeira se você colocar manteiga ou margarina na composição da massa. Perceba como a manteiga amolece rapidinho assim que você tira da geladeira. Mas quando volta a refrigerar, ela endurece rapidamente em poucos minutos.
Antes mesmo da calda e do recheio, um bolo bem sucedido começa com uma massa úmida e macia. ... Meça ou pese rigorosamente ingredientes que absorver a umidade, como farinha e cacau em pó – um pouco a mais do que o necessário já irá causar uma massa seca.
6) Massa quebradiçaQuando o bolo fica esfarelado pode ter sido adicionada muita gordura, muito açúcar ou fermentação na mistura. Além disso, pode ter sido usado o tipo errado de farinha ou também a mistura inadequada dos ingredientes.
“O melhor é guardar a comida ainda quente” A maioria dos micro-organismos, inclusive os patogênicos (que causam mal à saúde), se proliferam na faixa da temperatura ambiente. Por isso, não se preocupe, colocar a comida ainda quente na geladeira não vai estragar o rango.
Estando partidas e desejando-se conservá-las por mais tempo, deve-se descascá-las e deixá-las na geladeira em uma vasilha coberta com água. No caso do aipim embalado a vácuo, deve-se observar a validade indicada na etiqueta.