209 km
São Paulo
293.
Rios de planalto, pois, como o nome sugere, são rios que passam por acidentes geográficos, nas "quedas d'água". Os navios precisam de eclusas para erguê-los ou rebaixá-los.
No Brasil, são rios de planalto o Paraná e seus afluentes; o São Francisco; o Tocantins, a montante de Tucuruí; o Negro, acima de Santa Isabel do Rio Negro; e o Branco, acima de Caracaraí. São os mais favoráveis à navegação, caracterizados por uma declividade suave e regular.
Entre as bacias hidrográficas brasileiras, a Amazônica e a do Paraguai são as que apresentam cursos fluviais mais favoráveis à navegação.
Rio de planalto tem grande importância ,pois ele tem capacidade de gerar muita energia nas hidroelétricas pelas quedas d'águas . E o de planície ,a navegação.
Em alguns trechos, esses desníveis no curso da água impedem ou prejudicam a navegação. Rios de Planície: os rios de planície são muito utilizados para a navegação posto que não apresentam desníveis em seu curso de água, nascendo e desembocando em locais planos e relativamente baixos.
Rio de planalto são rios caracterizado pela nascente em regiões altas, com algumas ou várias quedas d'água, que causam uma maior velocidade na corrida do rio. É o tipo de rio indicado para a produção de energia hidrelétrica. Rio de planície são rios caracterizado por ter uma velocidade de corrida menor, mais uniforme.
Planalto, também chamado altiplano ou platô, é a classificação dada a uma forma de relevo constituída por uma superfície elevada, com cume quase nivelado, geralmente devido à erosão eólica ou pelas águas. São como topos retos, superfícies topográficas, que podem ser regulares ou não.
“As primeiras civilizações começaram a se fixar ao longo de rios, consequentemente esses rios não eram só para o abastecimento da sociedade, mas também na questão do arado, porque a importância de algunas nas suas cheias, como o Nilo, Tigres e Eufrates, foram importantes para a sobrevivência do homem.
O Nilo é um rio extremamente importante para aquela localidade porque atravessa toda a extensão do deserto do Saara. Para os egípcios, o rio Nilo é muito importante, pois contribui com a irrigação agrícola, navegação e aquisição de água para a utilização humana e dos animais.
O rio Nilo atravessa o Egito, as importantes águas desse rio banham as plantações, o solo já era fértil e as inundações em certas épocas do ano ajuda a nutrir muito mais o solo, o que fortaleceu a economia baseada em agricultura.
No egito antigo o estado exercia um papel destacado na sociedade, o qual exercia o controle do comércio e era dono da maioria das terras. O regime político adotado era a monarquia teocrática. O poder político e a religião andavam de mãos dadas através do faraó, que era a representação viva ao próprio deus.