Principais sintomas do desvio de septo
A única forma de tratar definitivamente o desvio do septo nasal é através de cirurgia de correção do septo, a septoplastia. Podem ser utilizadas outras formas de tratamento médico que permitem aliviar a sintomatologia, como veremos de seguida, no entanto não possibilitam corrigir a deformidade existente.
Septoplastia - recuperação O tempo de recuperação é de aproximadamente uma semana, sem dor apresentando apenas algum desconforto nasal. Após a cirurgia é necessário manter alguns cuidados, nomeadamente, não estar exposto a calor, não praticar exercício físico e fazer higiene nasal com água salina.
O nariz não deve ser assoado de forma alguma, e a cabeça não pode ser abaixada. As atividades físicas são liberadas trinta dias após a cirurgia. É fundamental ir regularmente às consultas médicas para realizar limpezas na região operada e averiguar se está cicatrizando corretamente.
Pós septoplastias não se deve limpar o nariz apenas usar borrifadas de soro fisiológico. A limpeza é feita no consultório através do seu médico assistente com as- pirações e pinças especiais para isso, 3 dias pós a cirurgia.
Alimentação: líquido-pastosa fria ou gelada nos três primeiros dias: sorvete batido, milk-shake, sopa fria, sucos de frutas não cítricas, mingau frio. No quarto dia alimentos mais consistentes, ainda frios ou mornos, como purê de batata, caldo de feijão, macarrão com molho de tomate, etc.
A Septoplastia é a cirurgia realizada para a correção de desvios do septo nasal. A cirurgia é feita por dentro do nariz (por via endoscópica nasal) por meio de fibra ótica com o auxílio de vídeo, não sendo realizado incisões externas. A cirurgia demora cerca de 30 a 60 minutos, dependendo da complexidade do desvio.
Dormir com a cabeceira elevada também é recomendo pois diminui o inchaço ao acordar. O médico deverá prescrever alguns analgésicos caso o paciente apresente dor relacionada à cirurgia apesar da sensação mais comum ser uma leve pressão na área operada.
Posso assoar o naris depois de uma semana da cirurgia septoplastia+turbinectomia? Não é recomendado assoar o nariz num período muito precoce, devido ao risco de desprendimento de coágulos e sangramentos. O indicado é lavar as narinas com solução fisiológica, inspirar e engolir, ao invés de assoar, até boa cicatrização.
Olá. No pós operatório de cirurgia nasal, o ideal é fazer lavagem( irrigação) com soro fisiológico 0,9% , enchendo uma seringa de 10-20 ml e esvazia-lá dentro de cada narina, evite inclinar a cabeça para trás. Isso pode ser repetido a cada 2 horas ou de acordo com a preferência do seu cirurgião ou necessidade.
A fibrose, nada mais é que um tecido que cresce embaixo da pele e que pode deixá-la irregular. No caso do pós-operatório da Rinoplastia, a fibrose pode deixar o nariz mais largo ou com irregularidades na pele.
Em casos de inchaços prolongados, o médico pode optar pela aplicação local de corticóide (Triancinolona) para prevenir ou até mesmo desfazer as fibroses, o que deve ser feito até o primeiro mês de pós-operatório e repetido periodicamente, de acordo com a necessidade.
A fibrose é uma cicatriz interna que se forma através da formação de tecido conjuntivo após uma cirurgia plástica. Ela pode ocorrer em locais como os pequenos orifícios de entrada das cânulas de lipoaspiração até nas grandes cirurgias de abdominoplastia.
Conheça algumas das orientações médicas mais comuns para evitar a fibrose:
Como evitar as fibroses