Os principais sintomas de alerta são formigamento no rosto, braços ou pernas de um lado do corpo, boca torta, fraqueza nos membros inferiores e superiores de um lado do corpo, dor forte e súbita de cabeça (mais comum no AVC hemorrágico), tontura, falta de equilíbrio, descoordenação, dificuldade de locomoção, perda do ...
Aproximadamente 80% dos casos de AVC poderiam ser evitados através do controle de fatores de risco mudanças nos hábitos de vida.
O AVC acontece quando o suprimento de sangue que vai para o cérebro é interrompido ou drasticamente reduzido, privando as cédulas de oxigênio e de nutrientes. Ou, então, quando um vaso sanguíneo se rompe, causando uma hemorragia cerebral.
Outros sinais como dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente, perda da visão de um olho ou dos dois e vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos também podem indicar a presença de um derrame. A avaliação superficial das funções motoras pode revelar um derrame cerebral.
Narcolepsia. Narcolepsia é uma doença caracterizada pela sonolência excessiva, mesmo que a noite de sono tenha sido de qualidade. Nesses casos, a pessoa não consegue se manter concentrada e, nos picos de sono, dorme em qualquer lugar, até mesmo na direção.
É normal ter muito sono, querer dormir mais de 12 horas por dia, ter sono excessivo, cansaço sem fazer nada? Olá, não não é normal. O normal esta entre 6-8 horas diárias, porem para quem tem muitas atividades, pode até dormir desta forma em finais de semana para repor o sono perdido na semana.
Outro aspecto comum a quem manifesta alta ansiedade são os transtornos de sono a hipersônia (dormir muito) ou a insônia (dormir pouco). Isto gera o descontrole e o desequilíbrio do humor agravando ainda mais o quadro da ansiedade.