Durante seu tempo como líder da URSS, Stalin fez uso frequente de sua polícia secreta, gulags e poder quase ilimitado, para remodelar a sociedade soviética. ... Toda a sua história posterior, desde a morte de Stalin (1953) até sua dissolução em 1991 - a administração da URSS consistirá na pesada herança da era stalinista.
O stalinismo é um regime político totalitário. Sendo assim, suas principais características são o nacionalismo, o unipartidarismo (partido único, o Partido Comunista), centralização política, o militarismo e censura dos meios de comunicação.
O trotskismo procura defender o marxismo em sua versão "ortodoxa", contra a burocratização do Estado Operário e política nacionalista da Internacional, a partir da ascensão de Josef Stálin ao poder em 1924 na União Soviética.
- Regime político autoritário (antidemocrático) e totalitário, baseado na concentração de poderes nas mãos de Stalin e do PCUS (Partido Comunista da União Soviética). - Base ideológica marxista (comunista). - Existência de partido único.
A partir de 1956, Kruschev passou a ser o líder supremo da União Soviética. Seu governo caracterizou-se por uma relativa liberalização e pela tentativa de melhorar o nível econômico da população.
Os planos quinquenais foram um instrumento de planificação econômica implantado por Stalin na antiga União Soviética, com o objetivo de estabelecer prioridades para a produção industrial e agrícola do país para períodos de cinco anos. ...
Paralelamente à grande depressão atravessada pelos países capitalistas, a União Soviética tinha metas de desenvolvimento de cinco anos, chamadas planos quinquenais, que visavam setores estratégicos da indústria, como produção de energia elétrica, máquinas pesadas e armamentos.
A NEP tinha como finalidade promover a abertura da economia. Permaneceu até 1928; já os PLANOS QUINQUENAIS transformou a URSS numa nação socialista moderna e industrializada (a economia seria planificada de cinco em cinco anos (qüinqüenais).
Bolshaya tchistka), também conhecido como ano de '37 (em russo: 37-ой год) e Yezhovschina ('periodo de Yezhov'), foi uma violenta campanha de repressão política na União Soviética que ocorreu entre os anos de 1936 a 1938 feita pelo Secretário Geral do Partido Comunista da União Soviética, Josef Stalin.
Resposta:O. Grande Expurgo ou Grande Purga foi uma ação persecutória violenta movida pelo ditador soviético Josef Stalin contra seus opositores políticos entre os anos de 1934 e 1939.
No período de 1936 a 1938, ocorreram as chamadas depurações stalinistas, em que milhares de cidadãos foram presos, torturados, condenados ao trabalho em campos de concentração ou executados.
A NEP previa, entre outras coisas, a criação de um imposto a ser pago em produto pelos camponeses e a liberdade de criar pequenos negócios e de vender o excedente pelo melhor preço. Assim, dentro da economia soviética, havia um setor que operava segundo o mercado.
O Plano Quinquenal priorizou o desenvolvimento de áreas relacionadas à indústria pesada, como a metalurgia e siderurgia, além de dar grande atenção para a extração de combustíveis fósseis e para a produção de energia elétrica.
Em março de 1921, o governo adotou a Nova Política Econômica (NEP), que combinava princípios socialistas com elementos capitalistas permitindo a liberdade de comércio de produtos pelos camponeses nos mercados e de salários, a estimulação da pequena manufatura privada, a criação de empresas privadas e os empréstimos de ...
O que é NEP: A NEP era baseada nas pequenas explorações agrícolas, industriais e comerciais à iniciativa privada, para fazer com que União Soviética saísse da crise em que se encontrava. ... A NEP entrou em vigor em 1921, foi idealizada e construída por Lenin, e ela restabeleceu as antigas práticas capitalistas.
A NEP foi utilizada na já União Soviética em 1921, estabelecendo coletivização e racionalização forçada dos meios de produção. ... Com o novo sistema econômico, passou-se a verificar a associação de medidas socialistas, capitalistas e de economia tradicional na União Soviética.
Resposta: A NEP (Nova Política Econômica) foi um plano econômico lançado em 1921 pelo governo bolchevique de Lênin na Rússia. ... Outras medidas econômicas da NEP foram: permissão para o funcionamento de pequenas empresas privadas e a formação de pequenas e médias empresas no setor agrícola.
Princípios da NEP
Em março de 1921, Lênin adotou a implantação da NEP (Nova Política Econômica) a fim de reestruturar a economia e acabar com as desigualdades sociais, a fome e a miséria na Rússia. O objetivo deste texto será abordar a Nova Política Econômica e suas principais consequências para a Rússia socialista.
para recuperar a economia do país , em 1921 , Lenin propôs ao partido comunista suspender a economia do comunismo . A esse conjunto ele deu o nome de nova política econômica (NEP).
A NEP se baseava em 4 pontos principais: liberdade no comércio, liberdade nos salários, liberdade de iniciativa privada e coleta de capitais estrangeiros. ... A NEP vigorou de 1921/1922 a 1928, quando foi substituída pela política de coletivização, imposta por Stálin.
Com a NEP ocorreu, portanto, a coexistência de dois setores distintos da economia: um estatal, basicamente socialista, e um privado, tipicamente capitalista. A NEP, que se estendeu até 1928, trouxe resultados imediatos: em 1924 a produção industrial atingiu 50% e a produção agrícola equiparou-se aos índices de 1913.
A famosa frase de Lenin - "Um passo atrás para dar dois à frente" - consistia num recuo tático, planejado, para celebrar a vitória adiante.