O site chama Findation e funciona assim: você coloca as marcas e os tons de base que já usou (quanto mais colocar, mais preciso é o resultado), e ele te recomenda tons de um monte de outras marcas. Fiz o teste e funcionou super.
- nas peles negras, encontrar o subtom começa na observação da pele do rosto à luz natural. Se a pele negra tender mais ao amarelado, o subtom é quente. Se for mais azulada, o subtom é frio. Se for uma mistura entre os dois, o subtom é neutro.
Os marrons quentes são os mais indicados. Os bronzants sem brilho podem ser usados como substitutos da base. Mulheres morenas claras podem usar uma base bege média amarelada. Já as morenas com um toque azeitonado na pele devem escolher um tom bege médio com esse reflexo.
Sobretudo, se você tiver olheiras amarronzadas em uma pele morena ou azulada, o laranja será o tom ideal. Agora, se sua pele for clara com olheiras amarronzadas ou roxas, o corretivo indicado é o amarelo.
Para peles claras, as cores 100, 130 e 140 são ideais para peles com o fundo amarelado, enquanto as 110, 120 e 150 ficam melhor em peles rosadas. Já as morenas com subtom amarelado contam com as cores 200, 220 e 260 do pó médio, enquanto a cor 210 fica perfeita em morenas com a pele rosada.
Como escolher o pó compacto Pra escolher a cor do pó compacto, siga o mesmo tom da base. Ou seja, ele também precisa ser bem próximo da cor da sua pele. Se você tá na dúvida ou não quer errar o tom de jeito nenhum, tem um tipo de pó compacto chamado de translúcido. Ele é transparente e não tem cor nenhuma!
O tom escolhido para seu pó compacto deve ser bem próximo da cor da base que você utiliza, alinhando os dois produtos para sua make. Faça testes aplicando o produto no dorso da sua mão ou, se possível, no rosto.
A principal diferença entre o pó compacto e pó solto, além da apresentação na embalagem, é a cobertura: enquanto o pó solto deixa a maquiagem com um ar mais leve, o pó compacto é mais eficiente para cobrir imperfeições e garantir uma make duradoura por mais tempo.
O solto promove uma aplicação mais leve após a base e, por ser mais fino, permite um efeito mais sutil e aveludado. Já o compacto costuma cobrir melhor as imperfeições da pele e deve ficar dentro da bolsa para fazer retoques das áreas que ficarem brilhantes ao longo do dia. É o melhor amigo da pele oleosa.
Se ele já ficar meio esbranquiçado, provavelmente seu rosto vai ficar branco nas fotos. O ideal é que o pó translúcido fique invisível na make. ... O melhor é esfumar bem o pó e evitar que ele fique acumulado em algumas partes do rosto.
São três cores para você escolher qual tom se adequa melhor a sua pele. A cor 1 é um tom de Bege Claro com fundo amarelado, já a cor 2 é um tom de bege médio também com fundo amarelo. E a cor 3 é um tom de bege escuro com fundo amarelado o que é perfeito para morenas e negras. Ah, e sabe o que é mais legal desse pó?
O que acontece é que os dois tipos de pó são até parecidos, mas não têm exatamente a mesma função: Enquanto o pó translúcido ajuda a fixar a make mais sequinha na pele por mais tempo, o pó banana não altera muito o tempo de fixação da make, apenas na cobertura mais suave.
PÓ BANANA: esse é o pó indicado para peles morenas e negras claras, para iluminar as áreas que você quer dar o efeito de trazer pra frente. Você até pode aplicar ele no rosto todo, mas sempre venha com o pó da sua cor por cima, pra evitar um efeito amarelado na pele.
5. Esqueça o pó translúcido: Apesar de transparente e bom para dar um efeito mate na pele, o pó translúcido (aquele branco) não combina com a pele negra. "Ele tende a acinzentar", explica Jake. O ideal é escolher um pó mais alaranjado ou bronze.
É um ingrediente chamado SÍLICA. No caso do queridinho pó translúcido Banana, ou até mesmo outras cores da Linha Luxury, Mojave e Translúcida da Ben Nye, não estouram no flash porque não possui Sílica em sua composição, logo ele não te deixará com o efeito fastasminha.
Para pele negra, os mais adequados são Caramel Darl 100 e Cocoa Dark 110. O que não faltam são opções! A marca possui 13 tipos de base, para todos os tipos de pele e necessidades de cobertura, com uma variação de tons que pode chegar a 37.
O pó translúcido Facestudio Master Fix de Maybelline NY é uma ótima opção para essa tarefa! Ele tem um acabamento bem suave, consegue prolongar bastante a duração do look e se adapta a todos os tipos de pele.
Base Studio Fix Fluid, M.A.C (R$ 169): disponível em 59 tons, oferece efeito soft mate e cobertura leve e natural. Vale o investimento! Veja a resenha dela aqui. Base Ultra HD Foundation Stik, Make Up For Ever (R$ 210): essa base promete o efeito de pele natural e perfeita em frente às câmeras ou a olho nu.
Veja e escolha a sua favorita!