A função NOU (NOR) é aquela que representa a negativa ou inversão da soma booleana de duas ou mais variáveis, e sua representação algébrica igual a S = A + B + .... N., sendo S o resultado da expressão, que é o mesmo que S = A ou B ou .......
A álgebra booleana é uma forma de lógica simbólica que mostra como operam as portas lógicas. Uma expressão booleana constitui um método “abreviado” de mostrar o que está acontecendo num circuito lógico.
Geração Zero
Uso dos teoremas de De Morgan Ora, assim é possível aplicar-se os teoremas a qualquer operação de soma (OU) e de multiplicação (E) lógicas, bastando, para isto, barrar duas vezes a expressão.
O teorema (16) diz que INVERSOR a soma OR de duas variáveis é o mesmo que INVERSOR cada variável individualmente. Com isso, operar com AND as variáveis invertidas.
O que dizem as Leis de Morgan Em linguagem simples podemos dizer o seguinte: negar duas proposições ligadas com “e” – ou seja, uma conjunção – é o mesmo que negar duas proposições e ligá-las com “ou” (ou seja, transformá-las em uma disjunção. ... Não (p e q) é igual a (não p) ou (não q).
Utilizar a soma de produtos canônicos para simplificar circuitos lógicos consiste em observar a tabela verdade da operação deste circuito e, escolhendo um valor lógico como referência, realizar operações lógicas Booleanas validas para simplificar uma determinada expressão [3].
Mapa de Karnaugh para duas variáveis Quando utilizada duas variáveis, o mapa de Karnaugh apresenta a seguinte configuração. Onde cada espaço será completado com seu nível lógico equivalente.
Preenchimento do Mapa de Karnaugh Preencheremos com bit 1 na intersecção dessas duas retas (círculo azul). . Preencheremos com bit 1 na intersecção dessas duas retas (círculo azul). Nas células que não foram preenchidas com bit 1, preencheremos com bit zero.
lei de morgan. genes situado do mesmo cromossomo, tente se manter unidos de uma geração para outra. Apenas se separando pelo processo de permuta. herança e chamada de vinculação genetica.
Os diagramas são utilizados como uma representação gráfica de proposições relacionadas a uma questão de raciocínio lógico. Esse tema é muito cobrado em provas que tenha por matéria raciocínio lógico para concursos, em questões que envolvem o termo “todo”, “algum” e “nenhum”.
então…” em “se… então…”. Para isso deveremos, inicialmente, negar as duas partes da proposição “Se estou feliz, então passei no concurso”. Como a primeira sentença é “Estou feliz” sua negação será “Não estou feliz” e como a segunda sentença é “Passei no concurso” sua negação será “Não passei no concurso”.
Também conhecida como uma das Leis de Morgan, para negar uma conjunção, basta negar as duas proposições simples e trocar o E (∧) por um OU (∨). Também conhecida como uma das Leis de Morgan, para negar uma disjunção, basta negar as duas proposições simples e trocar o OU (∨) por um E (∧).