Para protestar uma nota promissória você deve apresentar a sua via original no SCPT (Serviço Central de Protesto de Títulos). Certifique-se de que a praça de pagamento da nota promissória seja a da capital de São Paulo para o apontamento nos 10 Tabeliães de Protesto da capital.
Prazo para cobrar nota promissória só prescreve após seis anos de sua emissão. Como não há prazo especificado em lei para cobrar nota promissória no Judiciário, aplica-se no caso o limite de três anos do Código Civil a partir do fim do prazo dado ao portador, também de três anos.
Nota promissória é um documento que atesta a promessa de pagamento de uma dívida. Trata-se de um título de crédito utilizado na aquisição de produtos ou serviços, a fim de garantir a quitação do débito com o credor.
O credor é uma pessoa, física ou jurídica, que empresta dinheiro a outro, podendo ser também pessoa física ou jurídica. Em outras palavras, o credor é uma das partes de uma relação de empréstimo, responsável por gerar um crédito a outro, o qual se tornará devedor (tomador do empréstimo).
Devemos lembrar ainda que existem dois tipos de notas promissórias: Pro-Solvendo e Pro-Soluto. Enquanto o primeiro pode cancelar o contrato caso não ocorra como o planejado, o segundo precisa acionar a justiça para resolver isso.