Resposta. Ciência que estuda a organização das sociedades humanas e das leis que regem as relações sociais, instituições e etc. Procurando se manter fora do senso comum.
A Sociologia Ambiental, por sua vez, é o estudo da vida social humana em interação com o meio ambiente. Ela estuda as interações que ocorrem entre sociedade e meio ambiente e se utiliza de teorias e conceitos provenientes da própria Sociologia moderna para examinar essa relação.
SOCIOLOGIA é a ciência que tem como objeto de estudo a sociedade, sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações a fim de manter ou alterar as relações de poder nela existentes.
Na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam. ... Mas o objeto da Sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, mas que norteiam a referida análise.
Ação Social para Max Weber Para o sociólogo alemão Max Weber a ação social só existe quando os indivíduos estabelecem relações comunicativas com outros da sociedade, ou seja, ela ocorre através das relações sociais. Os estudos de Weber tentaram compreender o conceito de ação social e suas implicações na sociedade.
Para Weber, as ideias, as crenças e os valores eram os principais catalizadores das mudanças sociais. Ele acreditava que os indivíduos dispunham de liberdade para agir e modificar a sua realidade. A ação social seria, portanto, qualquer ação que possuísse um sentido e uma finalidade determinados por seu autor.
Pode-se dizer que as ações serão tanto mais previsíveis quanto mais racionais. Weber trabalha com uma elaboração limite, que é chamado de tipos puros ou ideais. Ele constrói quatro tipos puros de ação social: ação racional com relação a fins, ação racional com relação a valores, ação tradicional e a ação efetiva.
O 'tipo ideal' é uma ferramenta que o pesquisador utiliza par analisar uma realidade ou se aproximar de um determinado conteúdo. Em outras palavras, como a realidade tem múltiplas formas e é impossível descrever algo na sua totalidade, Weber utiliza uma ferramenta (tipo ideal) para se aproximar da realidade.
Oulanem
O Capital, Livro I (1867). O Capital, Livro II (1885), editado postumamente por Engels a partir de manuscritos e anotações de Marx. O Capital, Livro III (1894), também editado postumamente por Engels. Teorias sobre a Mais-Valia, às vezes chamado de O Capital, Livro IV, editado por Karl Kautsky em 1905.
Universidade de Jena1841
Foi em Paris que Marx conheceu Friedrich Engels, com o qual manteve amizade por toda a vida. Na capital francesa, a produção de Marx tomou um grande impulso. ... Em 1848, Marx e Engels publicaram o "Manifesto do Partido Comunista", o primeiro esboço da teoria revolucionária que, anos mais tarde, seria denominada marxista.