Para isso, ligue para a Central de Relacionamento - 4004-4433 Capitais e Regiões Metropolitanas, e Demais Localidades. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h30 às 14h30, exceto feriados nacionais.
O Gravame de veículo é inserido no sistema pela própria instituição financeira que realizou o financiamento dele. Para o serviço de baixa ou de inclusão de gravame é necessário apresentar alguns documentos: Vistoria do veículo e comprovante do pagamento da taxa correspondente.
Indo direto ao ponto, de forma mais técnica, o gravame pode ser entendido como um registro lançado sobre um bem para informar que ele está atrelado a algum tipo de contrato, como o de financiamento, servindo como uma garantia.
Quando uma pessoa compra um veículo através de financiamento, é lançado um gravame no sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que impede a transferência do veículo para outro proprietário. ... Desta forma, o proprietário do veículo não poderá vendê-lo nem realizar qualquer outro tipo de alienação.
Quando um veículo é adquirido através de financiamento, é feita a inclusão do Gravame no órgão de trânsito indicado a alienação fiduciária para a empresa que realizou o crédito para a aquisição do veículo. ... Quando o financiado terminar de pagar o valor do financiamento do veículo,deverá ser feita a baixa do gravame.
O que é o gravame? Trata-se de um registro que alguns automóveis possuem no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do seu estado de origem. O que determina se o veículo possuirá Gravame ou não é a forma como ele foi comprado. Sempre que existir um financiamento, também haverá a restrição nesse órgão público.