Tente tocar nas seguintes letras:
Para escrever, prende-se o papel na reglete e escreve-se (pressiona) com punção da direita para esquerda. Desta forma, formam os pontos em relevo do lado avesso da folha, com isso, a leitura sucede-se da esquerda para direita. Logo, as letras da leitura são escritas com pontos inversos, como a imagem no espelho.
Permita, durante as aulas, o uso do gravador, da máquina de escrever braille, de computador com programas sintetizadores de voz e ledores de texto. Promova atividades colaborativas entre os alunos, tais como as que podem ser desenvolvidas em dupla, que possibilitam ao aluno cego ter, em seu colega, um escriba e ledor.
Braille é um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. É tradicionalmente escrito em papel relevo. Eles podem escrever em braile com reglete e punção, máquina de escrever em braille, ou computadores que imprimem braile em relevo.
Cada célula braille possui 6 pontos de preenchimento, permitindo 63 combinações. Alguns consideram a célula vazia como um símbolo também, totalizando 64 combinações. Assim, podem-se designar combinações de pontos para todas as letras e para a pontuação da maioria dos alfabetos.
O sistema Braille é um processo de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada.
O sistema de escrita em relevo conhecido pelo nome de "Braille" é constituído por 63 sinais formados a partir do conjunto matricial = (pontos 123456).
No alfabeto romano, vinte e seis sinais são utilizados para o alfabeto, dez para os sinais de pontuação de uso internacional, correspondendo aos 10 sinais da primeira linha, localizados na parte inferior da cela Braille: pontos 2356.
Verificado por especialistas Os pontos do Sistema Braille que são usados para indicar o fim do sublinhado são (456 25). O sistema Braille é o método pelo qual o processo de leitura e de escrita acontecesse com a base de 64 símbolos em relevo.
O número de caracteres que podem ser representados pelo alfabeto Braille é a soma das combinações C6,1 + C6,2 + C6,3 + C6,4 + C6,5 + C6,6 = 6 + 15 + 20 + 15 + 6 + 1 = 63 possíveis caracteres.
Sinais diacríticos são os acentos e o til que se colocam sobre vogais (produzindo á, ã, é, etc.) e a cedilha que se coloca sob a letra c (produzindo ç). O padrão C99 da linguagem C (e os padrões posteriores) permite letras com diacríticos em nomes de variáveis e funções.
A leitura tátil é feita letra a letra, por isso requer que o aprendizado seja mais lento e comece mais cedo que a leitura visual. Existem dois tipos de leitura, a unimanual e a bimanual, que dependem da perícia do leitor.
Ao conversar com uma pessoa cega, fale sempre diretamente com ela, e NUNCA por intermédio de seu companheiro. A pessoa cega pode ouvir tão bem ou MELHOR QUE VOCÊ; NÃO EVITE as palavras “ver” e “cego”: use-as sem receio; Ao afastar-se da pessoa cega, AVISE-A PARA QUE ELA NÃO FIQUE FALANDO SOZINHA.