O processo de fermentação egípcio Depois da prensagem das uvas, chega talvez a parte mais importante do processo de fabricação do vinho: a fermentação. ... Pouco antes de a mistura avinagrar, o vinho era então guardado em ânforas — vasos com duas alças, mais conhecidos em suas versões gregas — e selado com barro.
Basicamente, a fermentação alcoólica ocorre quando microrganismos, chamados de leveduras, transformam açúcares em etanol (álcool), energia (calor) e gás carbônico, além de produtos secundários. Elas são encontradas na natureza, mas nem todas são adequadas para a produção desse tipo de bebida.
Passos
As leveduras são fungos assim como o mofo e os cogumelos, só que unicelulares. ... Nesse processo de digestão, as leveduras convertem açúcar em álcool, o que cria dióxido de carbono e calor. É assim que a massa de pão aumenta, como o grão maltado se transforma em cerveja e como o mosto de uva se transforma em vinho.
Tire a levedura da geladeira antecipadamente para que ele atinja a temperatura ambiente. Em seguida, ferva em torno de 10ml de água para cada grama de fermento que vai usar. Faça isso no mesmo recipiente que vai hidratar a levedura.
cinco dias
Pela fermentação alcoólica, o suco de uva se torna vinho. Essa fermentação é a transformação dos açúcares naturais em álcool, sob a ação as leveduras; ela produz, igualmente, gás carbônico. Uma segunda fermentação, que ocorre depois, traz maciez o vinho.
A fermentação acética corresponde à transformação do álcool em ácido acético por determinadas bactérias, conferindo o gosto característico de vinagre.
Transformar vinho em vinagre é uma técnica antiga de produtores em vinícolas. Consiste em acrescentar um agente microbiano ao vinho para que este sofra um processo de oxidação. ... Tudo que você vai precisar é de vinho e de um pouco de leite (rico em bactérias lácticas).
Por que no processo de fermentação do vinho estão presentes muitas bactérias anaeróbicas que são intolerantes a presença de ar, de modo que essas bactérias fermentam em maior velocidade no ambiente com zero oxigênio, por isso que não se evita o contato.
Coloque 250ml de vinho tinto (ou branco) num recipiente de vidro de boca larga com capacidade para 5 litros. Adicione 250ml de vinagre, de preferência orgânico, e 1,5 litro de água. Misture bem. Tampe com um pedaço de tule e amarre com barbante ou elástico.
Adicione o açúcar e despeje a água fervida morna sobre o ombro da lata. Misture bem com uma colher de pau para dissolver o açúcar. Cubra a garrafa com gaze dobrada em várias camadas e prenda-a com um elástico. Coloque a peça de trabalho em um lugar quente onde ela passará por duas semanas.
Modo de Preparo
MODO DE FAZER Lavar bem as folhas de uva e colocar na água com açúcar. Misturar bem e deixar de molho em vasilha de louça ou barro por 30 dias, mexendo de vez em quando com colher de pau. Passar o líquido que sobrou por pano de algodão, para filtrar. Engarrafar.
Para que serve. Muito usado na cozinha, sobretudo para temperar saladas, o vinagre de vinho tinto também vai bem com carnes e molhos, além de marinadas.
Como fazer vinagre de cana
Ingredientes
Vinagre é o produto obtido exclusivamente da fermentação acética do vinho. A palavra vinagre significa "vinho azedo" e nada mais é do que o produto da transformação do álcool em ácido acético por bactérias acéticas. A história do vinagre está estreitamente ligada com a do vinho.
Modo de preparo
O vinagre de abacaxi, assim como a fruta, é rico em bromelina, substância conhecida por sua ação anti-inflamatória e efeitos de promoção da digestão de proteínas. Além disso, você pode usar este vinagre caseiro no lugar do comum, para temperar suas saladas.
Além de obter todos os benefícios de um alimento fermentado, as qualidades específicas do abacaxi tornam esta bebida excelente para: Melhorar a digestão. Combater a retenção de fluidos e edemas. Melhorar a circulação.
O vinagre branco ou vinagre de álcool é produzido a partir da fermentação de álcool de malte, milho ou cana de açúcar, tem uma cor transparente e é comumente usado como tempero para carnes e saladas, sendo uma boa opção para reduzir a quantidade de sal usada para dar sabor aos alimentos, porque o vinagre dá sabor ...
Instruções
O vinagre pode ser extraído de qualquer vegetal que tenha amido e açúcar, como frutas, sucos, cascas de vegetais, e até dos grãos. Basta usar produtos naturais para conseguir atingir a pasteurização e as bactérias necessárias ao processo.
A mãe é uma camada gelatinosa e meio gosmenta que se forma em cima do vinagre em processo. Yeaph, uma pequena civilização de bactérias concentradas: bactérias acéticas e várias outras amigas que ficam ali no rolê fermentativo e fazem o vinagre virar vinagre. Por isso que chamamos de mãe.
O ideal é que o Ph seja menor que 4 para agir como conservante, inibindo o aparecimento de bactérias contaminantes. Então, resumindo, a mãe já formada de qualquer vinagre deve ser adicionada a vinhos que não estejam muito gostosos para beber mas que farão um bom vinagre.