A septoplastia é uma cirurgia indicada em caso de desvio de septo, principalmente quando há dificuldade para respirar, apneia do sono, roncos e sangramento nasal. Essa cirurgia é normalmente indicada no final da adolescência, já que nesse período os ossos do rosto já estão desenvolvidos.
É comum haver desconforto e obstrução nasal, assim como sangramentos, que podem ser amenizados com o uso de sprays de solução salina. Quando há inchaços, eles duram menos de uma semana, assim como as lesões ao redor.
Seguir as recomendações médicas é o principal procedimento para um pós-operatório perfeito. Há algumas ações e dicas que precisam ser praticadas corretamente para evitar infecções e para a adequada cicatrização da área interna.
É interessante salientar que algumas pessoas só apresentam as condições descritas quando há resfriados ou outras doenças respiratórias, uma vez que nesses quadros a mucosa do nariz fica edemaciada (inchada), aumentando a obstrução já ocasionada pelo desvio de septo.
Para favorecer a recuperação e melhorar a capacidade respiratória, é importante seguir as orientações do médico, que pode indicar realizar lavagem nasal com soro fisiológico e aplicar compressa fria no local. Normalmente, é também recomendado que a pessoa use um molde no nariz e/ ou tampão nasal nos primeiros 10 dias após a cirurgia, que deve ser retirado no consultório médico.
Antes da septoplastia, o médico precisa realizar determinados exames, como hemograma e coagulograma. Além disso, uma análise anestesiológica também pode ser recomendada. Dessa forma, o paciente deve comparecer ao hospital com todas as avaliações em mãos no dia da cirurgia.
Na primeira semana, o mais importante é o uso adequado da medicação prescrita, geralmente analgésicos e antibiótico. Além disso, é fundamental o uso abundante de lavagem nasal com soro fisiológico. É recomendado o uso de gelo na face, se houver algum tipo de sangramento leve.
Em geral, a intervenção dura uma hora e é feito sob anestesia geral, num centro cirúrgico de um hospital. Para que o procedimento cirúrgico seja bem-sucedido, é preciso que o paciente siga à risca todas as orientações do pós-operatório, que requer cuidados especiais.
Por se tratar de um tratamento invasivo, opte por profissionais experientes e que já realizaram a cirurgia previamente em sua prática clínica. Procure por recomendações de outros doutores ou até mesmo de pessoas que já passaram pela cirurgia e tiveram bons resultados.
A septoplastia é realizada a partir de um corte interno no muco pericôndrio, parte que reveste o septo em ambos os lados. Após o corte, parte do osso e da cartilagem anômala é removida, e o canal é reconstruído, deixando o septo reto e sem danificar a estrutura nasal, responsável por sustentar todo o resto. Em seguida, a membrana será recolocada e, por fim, o nariz será suturado.
Você já ouviu falar sobre o septo nasal e a septoplastia? Esses termos podem parecer complicados, mas estão diretamente relacionados à nossa saúde respiratória e qualidade de vida. A seguir, vamos explorar o que é o septo nasal, como ele pode afetar nossa respiração e como a septoplastia pode ajudar a corrigir problemas relacionados a ele.
Então, entendeu o que é a septoplastia e como essa cirurgia pode melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de uma pessoa? Gostou do tema? Que tal uma leitura complementar sobre rinoplastia estruturada? Você não se arrependerá!
É importante informar que nem todos os desvios de septo precisam ser corrigidos cirurgicamente. No entanto, a septoplastia é uma operação que deve ser feita em casos de necessidade, ou seja, quando as vias respiratórias estão prejudicadas. Nesse estágio do problema, remédios como descongestionantes são ineficazes. No entanto, apenas um médico poderá indicar esse tratamento, por isso uma avaliação é necessária.
Quando isso ocorre, ou seja, quando há a obstrução nasal e o desenvolvimento de outros problemas, a cirurgia de desvio de septo se torna o único tratamento viável. Medicamentos, como descongestionantes tópicos, apenas amenizam o problema, que irá retornar em pouco tempo.
A solução para o desvio de septo é a cirurgia de desvio de septo, também conhecida como septoplastia. Essa cirurgia é considerada uma rinoplastia funcional, ou seja, motivada por questões relacionadas à funcionalidade do nariz.
Em casos que o desvio é interno, não há mudança no formato do nariz após a cirurgia. A única alteração será interna, pois as narinas estão desobstruídas e será possível respirar com qualidade após um mês da cirurgia.
Os desvios na região nasal comprometem a passagem de ar, além de causarem o entupimento das narinas. Nesses casos, o paciente não consegue respirar direito e desenvolve determinados problemas de saúde causados pela falta de ar e pela impossibilidade de descongestionar os seios nasais. Os exemplos mais comuns são a sinusite, roncos, dores de cabeça e na face, respiração oral e apneia do sono.
A septoplastia demora entre 1 a 2 horas e é feita sob anestesia geral ou local com sedação. A cirurgia é feita a partir da realização de um corte dentro do nariz para retirar o excesso de cartilagem ou parte do osso do local, e, em seguida, é feito o reposicionamento do septo.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
É imprescindível saber descartar outras condições médicas e ainda mais importante contar com um doutor experiente na cirurgia, que apesar de ser considerada de baixa complexidade, pode provocar danos à saúde do indivíduo que está sendo submetido ao procedimento.
Conforme o grau da lesão, o desvio pode ser assintomático, mas pode levar à obstrução nasal. Ele pode fazer com que o nariz retenha secreções e desenvolva uma rinossinusite crônica. Ainda que não sinta dores, só o fato de o paciente ter dificuldades em respirar pelo nariz e manter a boca sempre entreaberta já é sinal de que tal problema está afetando sua saúde, podendo ocasionar distúrbios como roncos, apneia do sono, cansaço e cefaleia.